Com possibilidade de chuvas abaixo da média histórica em Mato Grosso do Sul, o período entre setembro e novembro deste ano deve registrar tempo quente e seco na maior parte dos municípios monitorados pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
Vinícius Sperling, meteorologista do Cemtec, foi ao Rádio Livre na manhã desta sexta-feira (20 de setembro) e explicou aos jornalistas Viviane Nunes e Bernardo Quartin as chances dos dados coletados se concretizarem e a razão do prognóstico.
De acordo com o meteorologista, os dados, quando combinados com um conjunto de modelos, apontam que os índices de chuva para o trimestre Setembro-Outubro-Novembro (SON) devem ficar de dentro a abaixo da média climatológica na maior parte do Estado, com exceção da região extremo sul, onde os acumulados tendem a ficar dentro do esperado.
A razão é o fenômeno La Niña, que pode influenciar o clima no Estado e tem chances de ocorrer este ano. E, caso se concretize, deve atrasar e influenciar na chegada das chuvas de primavera, que fazem a transição para o verão.
Saiba mais no Rádio Livre desta sexta:
Fotos: Rogério Medeiros