plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 18:59

E O COMTUR?

João Carlos Silva*

O Conselho Municipal de Turismo está em silêncio nos últimos tempos. Criado e voltado para dar suporte ao segmento do turismo da cidade e com ampla musculatura para absorver grandes e importantes projetos, o nosso COMTUR não se manifesta mais perante o segmento. Culpa dos membros do Conselho? De maneira alguma.

A Secretaria que convoca suas reuniões não está mais nem ai para a ” paçoca ” como dizem na giria brasileira. O motivo é desconhecido e o segmento do turismo de Campo Grande deixou de gatinhar e agora parou de vez. Ano passado tomei conhecimento de uma manifestação importante da Vereadora Magali Picarelli ( PSDB )  que apresentou um projeto para que alunos da Rede Municipal de Ensino pudessem conhecer os pontos emblemáticos da cidade através do onibus do City Tour.

Acredito que engavetaram a feliz idéia da parlamentar. Não poderiam engavetar. T inham que dar sequencia nessa ideia para que os alunos pudessem conhecer um pouco da cidade em que moram. Não sou eu quem diz que o projeto era excelente. Todos os segmentos envolvidos aplaudiram a iniciativa. Talvez no próximo ano a vereadora possa reapresentar o projeto com bençãos positivas na oportunidade. O mundo moderno caminha com passos largos com a indústria sem chaminé. O turismo está no topo dos grandes negócios e dos grandes investimentos. Entidades como a Fecomércio, Fiems, Faems e Famasul utilizam o mecanismo do desenvolvimento do turismo para dar sustentabilidade em seus diversos projetos voltados ao empreendedorismo.

Não dá para entender o motivo que Campo Grande desleixou com essa atividade. Escrevo isso com conhecimento de causa e vou mais longe. Cidades como Bonito, Corumbá, Navirai e Dourados estão em franca harmonia com seus Conselhos Municipais de Turismo t razendo cada vez mais eventos de porte para suas bases. Li uma entrevista do Presidente da Fundação de Turismo do Estado Nelson Cintra Ribeiro dizendo que vai trazer para nosso estado um importante evento do setor da carne. Muito bem pensado. Já temos um movimento extenso da Famasul através do seu antenado presidente Mauricio Saito que está fortalecendo a cadeia do leite com eventos extraordinários e com resultados. É uma alternativa que favorece todo o segmento envolvido na atividade do turismo.

Dia desses a Academia de Letras do estado e o Instituto Histórico e Geográfico também estavam fazendo sua parte fortalecendo e divulgando coisas da cidade. Deputados Estaduais também utilizam do seu prestigio para divulgarem a atividade turística desenvolvida em suas bases eleitorais. Isso também é turismo. O encantamento dos empresários do setor já não é mai s o mesmo quando se relaciona com Campo Grande. O que está faltando para deslanchar novamente? A resposta está nas mãos dos gestores que precisam saber mais sobre a atividade do turismo e seus benefícios no aquecimento da economia.

A Câmara de Vereadores tinha que dar suporte quando um projeto igual ao apresentado pela vereadora Magali fosse importante para a cidade e não deixando ser engavetado. O Conselho Municipal de Turismo está adormecido assim como ônibus do City Tour que já não desfila mais pelas ruas da cidade. O que está errado nisso tudo? A cidade pergunta isso faz tempo e a resposta até agora não veio. Até quando?

(*) João Carlos Silva é consultor e articulista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *