19 de abril de 2024 - 14:46

Durante Carnaval, 83 motoristas bêbados são flagrados na Capital, aponta balanço do Detran-MS

Balanço geral da Operação de Carnaval de fiscalização de trânsito resultou em 83 condutores flagrados dirigindo sob efeito de bebida alcóolica em Campo Grande. As atividades foram desenvolvidas pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) em parceria com o BPMTran (Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), Guarda Civil Metropolitana e Agetran (Agência Municipal de Trânsito de Mato Grosso do Sul).

Segundo informações divulgadas pelo chefe do setor de Fiscalização do Detran-MS, Otílio Ruben Ajala Júnior, deste total, sete motoristas foram encaminhados para a delegacia por crime de trânsito porque os índices apresentados ao soprar o etilômetro ultrapassaram o limite do considerado administrativo. Três outros motoristas foram encaminhados a delegacia pelos crimes de desacato. Adulteração de veículo e corrupção ativa, que é quando o cidadão oferece ou promete vantagens indevidas ao funcionário público.

De acordo com o artigo 306 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência, é considerado crime com pena de detenção que vai de seis meses a três anos, multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão ou proibição do direito de dirigir.

As operações foram realizadas na Capital no período entre 12 e 16 de fevereiro com 1.859 testes aplicados.

Durante os cinco dias de operação, o Departamento de Trânsito chegou a recolher 54 veículos que possuíam algum tipo de pendência. No total, 37 motos e 17 automotores foram encaminhados aos pátios de apreensão durante as operações.

O balanço também aponta que 44 pessoas não habilitadas foram flagradas ao volante e 29 veículos estavam com licenciamento vencido.

Vivianne Nunes, Detran/MS