plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 06:26

Duas Festas tradicionais são consideradas patrimônios imateriais de MS

O Conselho Estadual de Políticas Culturais aprovou o registro da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Bataguassu, e da Festa do Divino de Santa Tereza, no município de Figueirão, como Patrimônio Imaterial de Mato Grosso do Sul.

A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes acontece desde meados do século XX, nas águas do Rio Paraná, por conta de uma promessa realizada em favor do regresso de um combatente da Segunda Guerra Mundial. A celebração religiosa ocorre de 06 a 15 de agosto, com culminância na manhã do dia 15, ocasião em que é feito o trajeto fluvial rumo à margem paulista de Presidente Epitácio.

A Festa do Divino Espirito Santo é realizada há 108 anos na Comunidade Santa Tereza, a 43 km do município de Figueirão. O primeiro ritual começa com o giro das bandeiras, onde uma comitiva composta de músicos guia, alferes de bandeira, salveiros e campeiro da tropa percorrem cerca de 45 fazendas da região durante quinze dias. Em cada lugar em que os foliões chegam há rezas e cantorias acompanhadas de instrumentos como a sanfona, violões, pandeiro, etc.

Mais detalhes você confere no Informe da Educativa:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *