25 de abril de 2024 - 15:48

Dr. Chamamé lança DVD em 13º Sarau do Chamamé

Será realizado no próximo sábado, dia 14 deste mês, como parte da programação do 13º Sarau do Chamamé, o lançamento oficial do DVD do acordeonista Ramão Martins, o Dr. do Chamamé. O evento está sendo organizado pelo radialista Orivaldo Mengual, produtor e apresentador do Programa A Hora do Chamamé, pelo Instituto Cultural Chamamé MS com o apoio da FM Educativa 104,7, Fundação de Cultura MS e Secretaria de Cultura e Cidadania de MS.

A noite será de muito chamamé ao estilo correntino de Don Antonio Tarrago Ros e de autografo do músico, contará com a participação de João Haroldo Chamamezeiro, Castelo & Vinicius, Caio Escobar, João Haroldo Penajo, Grupo Desparramo e a participação especial da Compañia de Danza Taborda de Assunção/Paraguay.

A 13ª edição do Sarau do Chamamé será realizada no CTG “Tropeiros da Querência”, a partir das 19 horas. Os convites irão custar R$ 20,00 e serão vendidos apenas uma hora antes do evento. Informações: www.chamamems.com.br e whatsApp 9.9927-5144.

Ramão Francisco Anis Martins nasceu e cresceu no lugarejo de Vista Alegre Distrito de Maracaju, ainda pequeno ia com sua família aos bailes de chão batido nas fazendas da região e já demonstrava grande interesse pela música, ali se concentrava observando os músicos a tocar, quando tinha sete anos seu pai, o saudoso Sr. Dionísio ganhou uma pequena sanfona em uma rifa e presenteou ao pequeno Ramão, pouco tempo depois já dedilhava seus primeiros acordes.

Ramão Martins

Seu pai vendo seu talento comprou um acordeom maior, com mais recursos e deu para que o menino Ramão pudesse desenvolver mais esse dom, que aos poucos aflorava. Autodidata Ramão escutava as músicas na rádio AM ou numa velha vitrola, e depois treinava com afinco até conseguir tocar igual. Muito dedicado aos estudos Ramão descobriu outra paixão em sua vida… A medicina. Mudou-se com sua família para Campo Grande para prosseguir nos estudos com muita dedicação e muita fé Ramão ingressou na tão sonhada faculdade, já morando na capital a vida do então acadêmico não era nada fácil, tendo o quê dividir seu tempo entre os estudos, o trabalho e ainda encontrar momento para o seu lazer predileto… Tocar seu acordeom.

Através da música fez várias amizades com artistas locais como músicos e cantores, dentre os quais uma marcou profundamente sua vida artística a do saudoso acordeonista Zé Correia, amigo com quem praticamente todas as tardes tomava tereré conversando sobre música e escutando um bom chamamé. Ramão sempre teve um grande respeito por Zé Correia, considera-o como um divisor de águas no Mato Grosso do Sul, onde marcou um estilo de tocar antes e outro depois da influência desse grande acordeonista. O tempo passou e o pequeno menino sonhador de Vista Alegre cresceu, e se tornou o doutor Ramão.

Médico pai de família vindo a fixar suas raízes na cidade de Bodoquena, onde teve a honra de se eleger prefeito por dois mandatos. Homem apaixonado pelo chamamé correntino, Doutor Ramão viajou diversas vezes para a Argentina, fazendo uma espécie de intercâmbio cultural para conhecer de perto a técnica e o estilo de tocar dos músicos de lá, dessa forma conheceu grandes nomes do Chamamé Correntino. Apesar de fazer da música um hobby Doutor Ramão participou de inúmeros Festivais de Chamamé, tanto no Brasil como na Argentina, recebendo inúmeros troféus e condecorações, tem diversas participações em CDs e DVDs como músico convidado, gravou também um MP3 e CDs. Realizou, também, outro sonho, a gravação de um DVD em 2017.

Chamamezeiro de Lei faz questão de se apresentar trajado com direito a bombacha, lenço no pescoço, bota enfim como um típico Chamamezeiro… Este é Ramão Martins o Doutor do Chamamé.

Com Assessoria.

One Comment on “Dr. Chamamé lança DVD em 13º Sarau do Chamamé”

1. Estava vendo a história do Dr Ramão Martins , com algumas habilidades fiquei encantando, por ser do mesmo lugar da Delinha de vista alegre em Maracaju, e o mais importante de ser uma pessoa humilde, e na verdade Mato Grosso do Sul foi um grande potencial na música regional, parabéns para o senhor, que Deus te Abençoe grandemente juntamente com a sua família , Deus proverá algo mais para o senhor.