25 de abril de 2024 - 13:24

Dourados, Coxim e Naviraiense entram em campo por últimas vagas ao hexagonal final

O Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A 2022 chega à 10ª e última rodada da primeira fase neste domingo (13). Dourados, Coxim e Naviraiense entram em campo em busca das duas vagas restantes, no grupo B, ao hexagonal final. A competição é apoiada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte).

Todos os confrontos terão início às 15 horas. Dourados e Naviraiense vão para o “tudo ou nada”, em duelo direto pela classificação à fase decisiva do campeonato. As equipes enfrentam-se no Estádio Municipal Fredis Saldivar (Douradão). Os dois encontram-se na zona classificatória do grupo B, com o time douradense em segundo lugar, somando 12 pontos, e o de Naviraí logo abaixo, com 11.

Já o Coxim vai até Rio Brilhante encarar o já rebaixado Águia Negra, no Estádio Municipal Iliê Vidal (Ninho da Águia). A agremiação coxinense precisa de uma vitória simples para avançar, independentemente do resultado entre Dourados e Naviraiense. O grupo B já tem o Aquidauanense garantido no hexagonal.

O grupo A, por outro lado, está definido. O Costa Rica, atual campeão, já é dono da melhor campanha da primeira fase, com 18 pontos. Para cumprir tabela, a Cobra do Norte recebe o rebaixado União/ABC, no Estádio Municipal Fredis Saldivar (Laertão).

Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (Serc) e Operário também já pensam na próxima etapa do certame, mas, antes disso, vão ao gramado do Estádio Municipal Ijair Tomquelsqui (Toca do Pica-Pau), em Chapadão do Sul, para decidir quem fica com a segunda colocação da chave A.

Confira a classificação da primeira fase do Campeonato Sul-Mato-Grossense:

Grupo A

Classificação P J V E D GP GC SG
1 – Costa Rica EC* 18 7 6 0 1 12 3 9
2 – SER Chapadão* 12 7 4 0 3 8 7 1
3 – Operário FC* 11 7 3 2 2 11 5 6
4 – EC Comercial 8 8 2 2 4 8 12 -4
5 – CE União/ABC 3 7 1 0 6 3 15 -12

Grupo B

Classificação P J V E D GP GC SG
1 – Aquidauanense FC* 13 8 4 1 3 12 8 4
2 – Dourados AC 12 7 3 3 1 5 3 2
3 – CE Naviraiense 11 7 3 2 2 10 6 4
4 – Coxim AC 10 7 3 1 3 11 14 -3
5 – EC Águia Negra 3 7 0 3 4 3 10    -7

Legenda: P – pontos ganhos; J – jogos disputados; V – vitórias; E – empates; D – derrotas; GP – gols pró/feitos; GC – gols contra/sofridos; SG – saldo de gols

* Classificado com antecedência

Hexagonal decisivo

Na segunda e última fase, o hexagonal final, não haverá o sistema “mata-mata”, isto é, sem quartas de final, semifinal e final. Os seis classificados jogam entre si, em grupo único, com confrontos de ida e volta, no formato de pontos corridos. Sagra-se campeão o clube que obtiver o maior número de pontos conquistados nesta fase. O campeonato está previsto para terminar em 24 de abril.

O Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Série A 2022 tem o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte), como principal fomentador.

Lucas Castro – Fundesporte

Foto de destaque: Júnior Lopes/CEN