Aula de artes. Professor manda fazer um desenho qualquer. De repente várias crianças se aglomeram em cima de uma mesa. Vozes tentando sobressair uma a outra e no centro de tudo, Rafael, mas também poderia ser Suélen, com seus 8 ou 10 anos e talentos inegáveis. Em pouco tempo, os traços desalinhados na folha do caderno dão vida a um desenho visivelmente superior ao dos colegas, que mais parecem ter saído dos quadrinhos de Maurício de Souza.
Parece exagero, mas Rafael Duarte, de 22 anos, e Suélen Becker, de 30, cresceram em cenários como este, sendo o centro das atenções quando o assunto era desenho. Hoje os dois já são conhecidos em Bonito, onde nasceram e formaram seus primeiros traços, além de Mato Grosso do Sul, e algumas regiões do Brasil, já que a cartunista agora vive no Rio de Janeiro (RJ).
Ele é formado em Publicidade pela Unigram de Dourados e atualmente trabalha com Marketing Digital em Bonito. Os desenhos, apesar de continuar sendo sua paixão, pararam um pouco devido a correria, mas continuam nos planos. “Eu dei uma parada, faz mais de um ano que não divulgo nada, mas quero voltar, ver se o ano que vem consigo pegar mais firme”, explica Rafael.
Ela decidiu levantar voo e partiu para o Rio de Janeiro onde se especializou com cursos de Design gráfico, Pintura digital, Curadoria e montagem de exposição. Agora faz faculdade de Artes Visuais e trabalha como Designer Gráfico na empresa onde é sócia- proprietária. Em seu currículo também estão desenhos para publicações em livros, além de ser colorista digital das histórias em quadrinhos produzidas pela Pixel, sob a direção do cartunista Ota Assunção.
Aliás, digital é a palavra da vez. Tá que eles começaram fazendo caricaturas do colega, professor, mãe, pai, tio, avô e quem mais entrasse na fila durante o almoço de domingo. Tudo bem que a Praça da Liberdade, durante os dias de Festival de Inverno, já foi palco para exposições de talento, com desenhos feitos a caneta em uma folha sulfite, em pouco mais de 5 minutos. Mas hoje, o mundo é digital, e os desenhos também têm que ser.
Só que se engana quem pensa que ficou mais fácil, ou menos real. Eles ainda são feitos a mão, mas a tecnologia ajuda a aperfeiçoar a técnica, dar cor aos personagens. “A gente desenha na lousa digital, que é conectada ao computador, e os traços aparecem na folha em branco do Photoshop. Daí ali mesmo a colori e faz os acabamentos. A gente perde aquela emoção da pessoa parada na sua frente enquanto os amigos ficam atrás do cartunista rindo e fazendo piada, mas a qualidade é superior, além do fator surpresa né, porque muita gente encomenda para dar de presente”, explica Rafael.
Ainda segundo ele, como a caricatura não é uma reprodução de uma fotografia, o profissional precisa de várias imagens da pessoa para conseguir ‘pegar os detalhes’, como sorriso, olhar e até manias.
Rafael já fez charges para alguns jornais locais e para o Diário MS de Dourados, além de ter caricaturas de famosos compartilhadas por César Menotti e Fabiano e Marcos e Belutti. Na última campanha para governador, também fez sucesso com charge dos então candidatos Delcídio do Amaral e Reinaldo Azambuja, que é o atual chefe do Executivo Estadual.
Suélen também trabalhou como chargista em jornais da sua cidade natal, como “Jornal Aquidaban” e “Bonito em foco”, participou de algumas exposições no Festival de Inverno, Espelhos das Artes Plásticas em Campo Grande/MS e a Exposição UNIARTE em Dourados/MS. Já foi premiada em alguns concursos, como o VIII Concurso Internacional de Humor Gráfico Caracolero – Lérida/Espanha e Concurso de Caricaturas Brasil. tendo seus cartuns divulgados em catálogos, sites e exposições.
Quem tiver interesse em conhecer o trabalho dos dois, pode conferir pelas páginas pessoais de Rafael Duarte e Suélen Becker, nas redes sociais.
Conheço muito o potencial da Suellen, usei muito as suas charges com sua permissão, e foi por aí o começo, sem contar que tenho até hoje guardado alguns trabalhos seus, fico feliz por saber que está empresária e evoluindo cada vez mais,um grande abraço, vc mora nos corações dos bonitense! Bjos Noi Falcao