19 de abril de 2024 - 15:50

Suélen conta que paixão pelo desenho começou ainda na infância

Aula de artes. Professor manda fazer um desenho qualquer. De repente várias crianças se aglomeram em cima de uma mesa. Vozes tentando sobressair uma a outra e no centro de tudo, Rafael, mas também poderia ser Suélen, com seus 8 ou 10 anos e talentos inegáveis. Em pouco tempo, os traços desalinhados na folha do caderno dão vida a um desenho visivelmente superior ao dos colegas, que mais parecem ter saído dos quadrinhos de Maurício de Souza.

Parece exagero, mas Rafael Duarte, de 22 anos, e Suélen Becker, de 30, cresceram em cenários como este, sendo o centro das atenções quando o assunto era desenho. Hoje os dois já são conhecidos em Bonito, onde nasceram e formaram seus primeiros traços, além de Mato Grosso do Sul, e algumas regiões do Brasil, já que a cartunista agora vive no Rio de Janeiro (RJ).

Ele é formado em Publicidade pela Unigram de Dourados e atualmente trabalha com Marketing Digital em Bonito. Os desenhos, apesar de continuar sendo sua paixão, pararam um pouco devido a correria, mas continuam nos planos. “Eu dei uma parada, faz mais de um ano que não divulgo nada, mas quero voltar, ver se o ano que vem consigo pegar mais firme”, explica Rafael.

suelen-becker-historia-em-quadrinhos

Ela decidiu levantar voo e partiu para o Rio de Janeiro onde se especializou com cursos de Design gráfico, Pintura digital, Curadoria e montagem de exposição. Agora faz faculdade de Artes Visuais e trabalha como Designer Gráfico na empresa onde é sócia- proprietária. Em seu currículo também estão desenhos para publicações em livros, além de ser colorista digital das histórias em quadrinhos produzidas pela Pixel, sob a direção do cartunista Ota Assunção.

Rafael começou desenhando seus personagens preferidos

Aliás, digital é a palavra da vez. Tá que eles começaram fazendo caricaturas do colega, professor, mãe, pai, tio, avô e quem mais entrasse na fila durante o almoço de domingo. Tudo bem que a Praça da Liberdade, durante os dias de Festival de Inverno, já foi palco para exposições de talento, com desenhos feitos a caneta em uma folha sulfite, em pouco mais de 5 minutos. Mas hoje, o mundo é digital, e os desenhos também têm que ser.

Só que se engana quem pensa que ficou mais fácil, ou menos real. Eles ainda são feitos a mão, mas a tecnologia ajuda a aperfeiçoar a técnica, dar cor aos personagens. “A gente desenha na lousa digital, que é conectada ao computador, e os traços aparecem na folha em branco do Photoshop. Daí ali mesmo a colori e faz os acabamentos. A gente perde aquela emoção da pessoa parada na sua frente enquanto os amigos ficam atrás do cartunista rindo e fazendo piada, mas a qualidade é superior, além do fator surpresa né, porque muita gente encomenda para dar de presente”, explica Rafael.

Ainda segundo ele, como a caricatura não é uma reprodução de uma fotografia, o profissional precisa de várias imagens da pessoa para conseguir ‘pegar os detalhes’, como sorriso, olhar e até manias.

Caricatura da dupla sertaneja foi compartilhada por César Menotti
1-lugar-categoria-charge-salao-universitario-de-humor-de-piracicaba-sp-2016
Suélen conquistou vários prêmios com seu talento

Rafael já fez charges para alguns jornais locais e para o Diário MS de Dourados, além de ter caricaturas de famosos compartilhadas por César Menotti e Fabiano e Marcos e Belutti. Na  última campanha para governador, também fez sucesso com charge dos então candidatos Delcídio do Amaral e Reinaldo Azambuja, que é o atual chefe do Executivo Estadual.

Suélen também trabalhou como chargista em jornais da sua cidade natal, como “Jornal Aquidaban” e “Bonito em foco”, participou de algumas exposições no Festival de Inverno, Espelhos das Artes Plásticas em Campo Grande/MS e a Exposição UNIARTE em Dourados/MS. Já foi premiada em alguns concursos, como o VIII Concurso Internacional de Humor Gráfico Caracolero  – Lérida/Espanha e  Concurso de Caricaturas Brasil. tendo seus cartuns divulgados em catálogos, sites e exposições.

Quem tiver interesse em conhecer o trabalho dos dois, pode conferir pelas páginas pessoais de Rafael Duarte e Suélen Becker, nas redes sociais.

Sátira durante campanha para governador rodou o Estado inteiro

One Comment on “Dos quadrinhos para o mundo: cartunistas de Bonito são talentos reconhecidos dentro e fora de MS”

1. Conheço muito o potencial da Suellen, usei muito as suas charges com sua permissão, e foi por aí o começo, sem contar que tenho até hoje guardado alguns trabalhos seus, fico feliz por saber que está empresária e evoluindo cada vez mais,um grande abraço, vc mora nos corações dos bonitense! Bjos Noi Falcao