Estoques de alimentos e materiais de higiene e limpeza ficam em baixa no mês de janeiro na AACC MS (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer), entidade fundada há 20 anos em Campo Grande. A informação é da Coordenadora de voluntariado da instituição, Maria Lúcia Smaniotto, que há dez anos se dedica ao trabalho de suporte e apoio das crianças em tratamento.
“O pouco que você dá significa bastante para nós, não precisa ser uma grande doação”, afirma Maria Lúcia esclarecendo que essa ajuda não precisa ser necessariamente material, pode ser a doação de tempo e atenção aos doentes. Ela inclusive é responsável por selecionar os candidatos ao voluntariado, e esclarece os pré-requisitos para a ocupação:
“Verifico o perfil, a disponibilidade e as vagas disponíveis. Tem que ter tempo e compromisso com o trabalho. Atualmente estamos precisando do voluntário do transporte, para levar as crianças à noite ou nos finais de semana para tomar alguma medicação no hospital”, diz Smaniotto.
A AACC também recebe voluntários para a brinquedoteca, a cantina, o bazar, a sala de música, a cozinha de produção, entre os principais setores da entidade. Os interessados devem acessar o site www.aacc-ms.org.br, se cadastrar, e agendar uma entrevista com a Coordenadoria do voluntariado.
Quem quiser colaborar com doações para a instituição tem as seguintes opções:
– Ser doador no telemarketing (o valor mínimo é dez reais) – basta ligar no telefone (67) 33228030. A colaboração pode ser em dinheiro ou no cartão de crédito. O serviço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h.
– Doações espontâneas na recepção da AACC MS, que podem ser em dinheiro ou em produtos para o bazar (tais como roupas, calçados, brinquedos, bijuterias, eletrônicos, eletrodomésticos, a recomendação é que todo o material doado deve estar em boas condições.)
– Doações para a cozinha de produção (onde são feitos alimentos que são vendidos na cantina da associação). Exemplos de produtos utilizados para fazer salgados e doces: leite condensado, creme de leite, trigo, fermento, milho, temperos, polvilho, palmito, queijo, presunto e frutas.
“Temos uma parceria com o Ministério Público Estadual e toda sexta-feira vamos ao órgão levar diversos tipos de salgados e doces para vender. Fazemos também encomendas pelo telefone (67) 3322 8053”, avisa Maria Lúcia.
– Doações para a Casa de Apoio – alimentos, materiais de higiene e limpeza, temperos, frutas, polpa de frutas, azeite de oliva, entre outros.
– Selo empresarial – empresas pagam determinado valor à AACC MS e recebem o direito de estampar nos seus produtos e propagandas a logo da entidade. Segundo a Coordenadora do voluntariado a iniciativa confere credibilidade e visibilidade ao estabelecimento: “É uma visão de empreendedorismo social, de investir numa causa digna”, considera.
– Captação de recursos em eventos – Festa Junina e McDia Feliz. Neste ano a AACC promoveu também o “jantar do Chefe”, no qual alguns renomados chefes de cozinha da Capital realizaram uma refeição com pratos exclusivos para os compradores do ingresso.
– Bazar e cantina – funciona na AACC de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h, e das 12h às 17h.
– Feirões e bazares especiais (da receita federal e bazar do bem, em que são comercializados produtos novos ou semi-novos, de marca e até com etiqueta.
Conforme dados da AACC MS, em 2018 foram atendidas aproximadamente 500 crianças e adolescentes na instituição. Os interessados em colaborar com a entidade podem ligar no telefone (67) 33228000 ou ir direto à sede, que fica na av. Ernesto Geisel, 3475, Orpheu Bais. Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, durante todo o dia, e aos sábados das 8h às 11h.