25 de abril de 2024 - 03:21

Doação reforça a parceria entre a Polícia Federal e a Agepen

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) recebeu a doação de dois veículos da Superintendência Regional da Polícia Federal de Mato Grosso do Sul. A ação reforça a parceria e a integração entre as forças da Segurança Pública. Foram entregues um Renault Sandero e um Ford Focus.

Fotos: Tatyane Santinoni

O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, agradeceu a cooperação e destacou a atuação do serviço de inteligência da Polícia Federal em conjunto com a Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário (Gisp). “Nosso objetivo é dar continuidade nesse trabalho integrado que realizamos; esses veículos irão contribuir no desenvolvimento dos serviços prestados pelos nossos servidores”, ressaltou.

“A Agepen é uma das instituições que a Polícia Federal  mais preza pela parceria, pois é fundamental para o nosso trabalho, visto que sempre tem uma proatividade muito grande em nos colaborar, seja com recebimento de presos ou quando fazemos operações, a Agepen rapidamente contribui na questão da inteligência também”, destacou o delegado Cléo Matusiak Mazzotti, responsável pela Delegacia Regional Executiva da Polícia Federal.

Durante o encontro, Mazzoti explicou que, quando houver necessidade e possibilidade, outras doações serão concretizadas. “A parceria continua, e assim que tivermos outras oportunidades vamos continuar colaborando, mesmo por que sabemos das dificuldades da instituição”, concluiu.

Segundo o chefe do setor de Logística da PF, perito criminal Heitor Fernandes, as viaturas que foram entregues estavam incorporadas ao patrimônio da Polícia Federal. “É a primeira vez que fazemos a doação para a Agepen e é muito importante mantermos essa troca com outras instituições ligadas à segurança pública para o benefício da própria sociedade. Então realizamos doação de um bem que para a PF não tem utilidade para o desenvolvimento do trabalho, mas que, com certeza, possa servir para outras instituições”, afirmou Fernandes, destacando que foi providenciada toda a logística e documentação necessárias para concretizar essa entrega de forma legal e correta.

O responsável por uma das unidades penais contempladas com o veículo participou da entrega das chaves, realizada nessa quinta-feira (28.2). Para o diretor do Centro de Triagem “Anísio Lima”, Alírio Francisco do Carmo, o automóvel será utilizado em serviços externos do presídio. “Essa doação vai contribuir nas atividades do dia a dia, principalmente para a realização de serviços administrativos fora da unidade e que são essenciais, então vai ser de extrema importância, mesmo por que a viatura que temos atualmente já está bem defasada, devido ao desgaste do tempo”, esclareceu Francisco.

Também participou da entrega o chefe de Núcleo de Inteligência da PF, delegado federal Fernando Casarin.

Fonte:  Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen)