Gesto de carinho e amor que transcende a relação mãe e filho. A doação de leite humano para recém-nascidos é importante porque nem sempre as mães conseguem amamentar. É também, imprescindível no tratamento de bebês prematuros em UTIs neonatais, ajudando a reduzir a mortalidade infantil. São os bancos de leite materno, que englobam ações de coleta, processamento e distribuição, além de atendimento para apoio e orientação ao aleitamento.
O Brasil tem a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo, sendo referência internacional por utilizar ferramentas que aliam baixo custo e alta qualidade e tecnologia. São 222 centros em todos os estados e, ainda, 217 postos de coleta. Segundo os dados oficiais mais recentes, somente em março foram quase 16 mil doadoras em todo o país, mais de 18 mil receptores e 20.158 litros de leite coletados.
Quem se interessar em doar leite humano deve entrar em contato com o Banco de Leite Humano pelo número (67) 3378-2715. Uma equipe é enviada para realizar a coleta, que deve ser feita em recipiente esterelizado.
Confira na reportagem de Karol Peralta ao Jornal da Educativa: