18 de abril de 2024 - 00:05

Diretores falam no Bom Dia Campo Grande sobre início das atividades de nova faculdade

Neca e Fernando Bumlai detalham na Educativa 104.7 FM o funcionamento do Insted, que tem entre os diferenciais a metodologia ativa e preferência pelo ensino presencial

Neca e Fernando Bumlai falaram à Educativa 104.7 FM sobre o início das aulas em nova faculdade da Capital. (Foto: Rose Rodrigues)

A partir desta segunda-feira (18), uma nova faculdade começa a funcionar em Campo Grande, divulgando ter uma metodologia diferenciada comandada por um grupo que, há anos, lida com o Ensino Superior em Mato Grosso do Sul. Neca Chaves Bumlai e Fernando Bumlai participaram do Bom Dia Campo Grande desta segunda para falar um pouco sobre o Insted (Instituto Avançado de Ensino Superior e Desenvolvimento Humano), cujas aulas presenciais serão ministradas no Centro da Capital, no prédio da Mace.

À Educativa 104.7 FM, os diretores do Insted falaram um pouco sobre a metodologia ativa, adotada em todos os cursos da instituição. “O aluno tem um papel mais participativo na construção do conhecimento, trazendo para a sala de aula casos práticos de forma que consigam ver a teoria e prática juntos”, explicou Neca. Segundo ela, a intenção é permitir que o acadêmico, de imediato, posa experimentar já no curso necessidades profissionais que, em geral, são obtidas na prática.

“Há a teoria, fundamental para a atividade profissional, mas o aluno não entende a sua aplicabilidade. Hoje, o aluno estuda para uma prova, vai até bem, mas quando vai para o mercado de trabalho é exigido que dê resposta a um problema da empresa para a qual foi contratado e que não sabe ou nem lembra da teoria que é efetivamente aplicada”, destacou Fernando. “Essa dissociação entre o que o mercado exige e o que se aprende é o que faz perder a oportunidade, porque (o graduado) não consegue correlacionar teoria e prática”.

A metodologia ativa, frisaram os diretores, são aplicadas em vários países há anos –no Brasil, cursos da área de Saúde devem oferecê-la obrigatoriamente aos alunos. “Ela traz uma retenção de aprendizado infinitamente maior do que entrar em sala de aula, ouvir o professor por 40 minutos e fazer a parte burocrática. No final do dia, o quanto aprendeu? Pouco”, destacou Fernando Bumlai.

Presencial

Neca é filha de Pedro Chaves dos Santos Filho, educador e fundador da instituição hoje conhecida como Uniderp que, frisou ela, já adotada metodologia ativa nos cursos de Medicina e Psicologia, gerando resultados para os estudantes em provas de residência. Outro ponto que os diretores destacam é o oferecimento de aulas presenciais em todos os cursos, das 19h às 22h –Direito, Pedagogia, Tecnologia e Análise de Sistemas (este com dois anos e meio de duração), Ciências Contábeis e Administração, todos aprovados com nota máxima no Ministério da Educação, frisou ela.

Fernando explica que a preferência pelo presencial no lugar do EaD (Ensino à Distância) não ignora o fato de que o conteúdo está à disposição dos alunos no meio online. “Mas uma coisa que percebemos é que o Ensino à Distância tem um distanciamento, no qual as pessoas têm dificuldade maior em se relacionar e aprender com a parte humana. E acaba atrapalhando a metodologia. Acreditamos que essa vivência com o ambiente universitário não só estimula o conhecimento como também as inter-relações, as relações pessoais, tão importantes quanto o conteúdo”.

Ainda segundo Fernando, o professor universitário, hoje, adotou um papel maior de curador da informação, apontando aos estudantes onde encontrar a informação fidedigna “em um mundo de fake news como o que vivemos. E talvez esse papel de orientar quanto as boas fontes de informação seja tão ou mais importante do que simplesmente transmitir o conteúdo, que é algo feito naturalmente. Saber buscar uma informação correta, embasada, e um diferencial”.

Além das cinco graduações, o Insted inicia suas operações com três cursos de pós-graduação, em Arte e Terapia, Psicopatologia e Saúde Mental e Direito no Processo do Trabalho, este em convênio com a Amatra (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho). Outras sete devem ser lançadas até 15 de março, segundo Fernando. O Insted funciona na rua 26 de Agosto, 63 (prédio da Mace, próximo à esquina com a rua Rui Barbosa). A universidade permite ingresso com a nota do Enem, vestibular ou com diploma de graduação anterior. Mais informações podem ser obtidas pelo site http://www.insted.edu.br ou pelo telefone (67) 3201-5999.

Maristela Cantadori, Neca Bumlai, Fernando Bumlai e Ânderson Barão, durante o Bom Dia Campo Grande. (Foto: Rose Rodrigues)

Sintonize – Com produção de Lívia Machado e Rose Rodrigues, e apresentação de Maristela Cantadori e Ânderson Barão, o Bom Dia Campo Grande traz informações relevantes para o ouvinte começar bem o dia, bem como entrevistas e prestação de serviços. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa.