plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 08:48

Diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS destaca no “Bom Dia” as ações do Maio Amarelo

Elijane Coelho explica na Educativa 104.7 FM as ações que serão realizadas durante o mês para alertar a população sobre os perigos da imprudência no trânsito
Elijane Coelho (à direita) destacou as ações do Maio Amarelo no Estado. (Foto: Pedro Anaral/Fertel)
Elijane Coelho (à direita) destacou as ações do Maio Amarelo no Estado. (Foto: Pedro Anaral/Fertel)

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) está envolvido no Maio Amarelo, mês de conscientização sobre a violência no trânsito, que prevê diversas ações educativas que, entre os pontos, exaltam números dos últimos tempos. Em Mato Grosso do Sul, a campanha tem surtido resultado, com a redução de 49% no número de acidentes com mortes entre janeiro de abril de 2018 e o mesmo período do ano anterior.

Os números foram apresentados pela diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Elijane Coelho, em entrevista ao Bom Dia Campo Grande desta quarta-feira (8). Ela lembra que o Maio Amarelo foi instituído pelas Nações Unidas em 2011 para reduzir as mortes no trânsito pelo mundo, tendo como meta, em dez anos, a redução em 50% no número de acidentes fatais.

“Em Mato Grosso do Sul temos intensificado as ações educativas e de fiscalização. Tanto a Polícia Militar como as equipes do Detran estão mais presentes e melhorando seus equipamentos, e isso também tem gerado redução nos acidentes”, disse ela, reiterando que a fiscalização intensa, valendo-se de fotossensores e radares também é importante para alertar a sociedade. “Há duas frentes de trabalho: a da educação, para preparação dos motoristas futuros e de quem está no transito, melhorando seu comportamento; e a de um grupo que só muda com punição”.

A punição acaba tendo sua necessidade comprovada mediante comportamentos que, embora sejam constantemente combatidas, continuam a ser repetidos. É o caso de trafegar sem o uso de cinto de segurança, de um lado, e falar ao celular enquanto se dirige. “Este é o mal do momento. Se parar para analisar, todos têm vontade de fazer isso. Eu já não o deixo mais ao alcance da mão, ponho na bolsa e no banco de trás porque, se o celular ficar no console do carro e der notificação, não resisto e vou querer olhar. É preciso medidas preventivas para não cair na tentação”, contou Elijane, narrando um comportamento padrão que, ironicamente, irrita os condutores quando não são eles usando o telefone.

A preocupação com o telefone se justifica porque, se de um lado houve redução no número de acidentes fatais, as pequenas ocorrências, causadas por distração e que resultam apenas em prejuízos materiais, aumentaram 25%. Entre elas, o uso de celular ao volante é frequente.

Atividades

A diretora de Educação no Trânsito afirma que, em parceria com o Grupo Enzo, equipes do Detran estarão nas ruas como a Liga do Trânsito, “super heróis” que tentarão mobilizar as crianças para que controlem os comportamentos perigosos dos pais ao volante. “Elas receberão um talonário de multas para vigiar o pai, a mãe ou quem dirige com ela no carro e, se cometer infração como usar o celular, beber antes de dirigir ou não a colocar na cadeirinha, vai receber uma pontuação equivalente a bombons”, explicou.

Diretora de Educação no Trânsito do Detran-MS alerta que comportamento de risco no trânsito é fator causador de acidentes. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)
Diretora de Educação no Trânsito do Detran-MS alerta que comportamento de risco no trânsito é fator causador de acidentes. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

Após um mês, os talões serão recolhidos para integrar uma análise do Detran sobre as autuações dos agentes mirins “e levantar comportamentos que as crianças perceberam dos pais, quando agiram de forma indevida”. A aposta nas crianças, contou Elijane, deve-se ao fato de ser esta uma geração “com um comportamento mais ético em relação a todos os assuntos, incluindo o trânsito”.

Já em relação aos adultos estão previstas blitze educativas, com ações em pontos de abordagem pela manhã e à tarde, “apontando o que está sendo feito de inadequado, orientando sobre o que fazer”.

Elijane avalia que o ser humano tende a fazer o errado quando não há pessoas olhando. “‘Um pouco não faz mal’, ‘se outro faz, eu posso fazer’. Essa questão é de ética, de procurar fazer o certo e dar exemplo independentemente da situação”, contou ela, enquanto comentava a prática da fila dupla em frente a escolas, que é proibida.

“As pessoas voltam a ter o comportamento que tinham quando não tinha ninguém olhando. Precisamos ter atenção à nossa própria vida e à do próximo, e não pensar que ‘um pouco não faz mal’. ‘Se tomar uma latinha de cerveja não vai afetar’. Será que não? Olhar o WhatsApp não vai fazer errar no trânsito?”, questionou.

Campanha

O Detran-MS também lança no Maio Amarelo uma campanha para a TV e internet contando a história de duas famílias marcadas para sempre pelo trânsito, envolvendo situações que, segundo Elijane, são comuns. O esforço se une à iniciativa nacional, que se vale de crianças chamando a atenção dos adultos.

“Vamos usar um filme de 4 minutos na internet, disponível de forma completa no canal do Detran-MS no YouTube, também com um vídeo com mediador que conduz um debate sobre as questões levantadas no filme”, pontuou a diretora. A intenção é que o material seja replicado em diferentes locais, como escolas e igrejas, fomentando um debate sobre como melhorar o comportamento no trânsito. Os materiais já estão disponíveis no site do Detran-MS, em http://www.detran.ms.gov.br.

O Maio Amarelo deve ser encerrado em 29 de maio, com um workshop sobre crimes de trânsito. “É outra questão discutida. Temos uma legislação de trânsito tanto quanto a autuações de infrações como impunidade”, finalizou Elijane.

Sintonize – Com produção de Alisson Ishy e Rose Rodrigues e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite aos ouvintes começar o dia sempre bem informados por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *