![Bosco Martins assumiu vaga no conselho consultivo da FM 99.9 UFMS. (Foto: Divulgação)](http://www.portaldaeducativa.com.br/wp-content/uploads/2018/06/bosco-martins-posse-conselho-consultivo-ufms-f-04.jpeg)
O diretor-presidente da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul), jornalista João Bosco de Castro Martins, destacou nesta terça-feira (12) a importância da manutenção de ações por parte da administração pública para preservar o patrimônio da coletividade, a exemplo do que ocorre na atual administração estadual. A declaração foi dada em discurso durante a posse do Conselho Consultivo da FM 99.9, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o qual Martins integra.
“A falta de continuidade é tão lesiva ao poder público quanto os atos de corrupção, pois jogam por terra esforços feitos por equipes e que consumiram recursos públicos, fazendo com que muitas ações tenham de ser retomadas do zero”, afirmou Martins, durante discurso na solenidade conduzida pela vice-reitora Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, que responde interinamente pela universidade.
Nesse sentido, ele parabenizou a gestão do reitor Marcelo Turine, que deu continuidade ao projeto iniciado na gestão da então reitora Célia Maria da Silva Corrêa Oliveira e prosseguiu com a estruturação da FM 99.9, que em 2018 completa dois anos. A rádio foi implantada em parceria com a Fertel, que cedeu pessoal há dois anos para garantir o funcionamento técnico da rádio coirmã.
“O processo para realização de concurso público para contratação de técnicos é burocrático e demorado. Mas sem pessoal teríamos uma rádio ociosa. Eles tinham a rádio, mas não a mão de obra. Por isso, formalizamos essa parceria fundamental para a comunicação pública”, explicou Martins.
A fundação cedeu à rádio da UFMS os servidores Gisele Faria (locutora), Maciel Dias (locutor, operador e programador), Valdir Viana (operador) e Alessandro Rocha dos Santos Silva (técnico de operações), que ajudaram na implementação da FM 99.9.
![Conselho consultivo vai apontar diretrizes para a FM 99.9 UFMS; Fertel mantém parceria com instituição. (Foto: Divulgação)](http://www.portaldaeducativa.com.br/wp-content/uploads/2018/06/bosco-martins-posse-conselho-consultivo-ufms-f-02.jpeg)
Conselho Consultivo
Martins assumiu vaga nesta tarde, ao lado de outros integrantes, no Conselho Consultivo da FM 99.9, instância que terá, entre suas atribuições, opinar sobre a linha da programação. Trata-se de órgão criado aos moldes do Conselho de Programação da Fertel, cuja criação foi oficializada em 23 de maio por meio de decreto assinado pelo governador Reinaldo Azambuja.
![Jornalista Bosco Martins defendeu a continuidade de políticas públicas para preservação do patrimônio coletivo. (Foto: Divulgação)](http://www.portaldaeducativa.com.br/wp-content/uploads/2018/06/bosco-martins-posse-conselho-consultivo-ufms-f-03-284x300.jpeg)
“O Conselho de Programação da Fertel visa a democratizar a rede pública de rádio e televisão de Mato Grosso do Sul, cujo norte é dar visibilidade a temas de relevância local que, nem sempre, conseguem o devido espaço nas emissoras comerciais”, explicou Martins.
No caso da Fundação Luiz Chagas, o conselho, que logo será empossado, é formado pelo diretor-presidente da fundação; pelos titulares da Coordenadoria Técnica Operacional e das gerências de Administração e Finanças, de Rádio e TV; um servidor efetivo escolhido via votação entre os funcionários da fundação; e seis membros representantes de reconhecida capacidade técnica vindos da SECC (Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania), Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), Sindjor-MS (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul), Sintercom-MS (Sindicato dos Radialistas e Publicitários Profissionais do Estado), Simatec-MS (Sindicato dos Músicos, Autores e Técnicos de Mato Grosso do Sul) e da Associação das Produtoras Brasileiras de Audiovisual/Seccional do Centro-Oeste.
“Os conselhos de caráter consultivo funcionam praticamente como agências de incentivo e regulação, como a Ancine (Agência Nacional do Cinema), que permitem justamente que políticas em favor da continuidade de ações nos órgãos públicos, como as defendidas pelo governo estadual e por mim, sejam mantidas em nome da eficiência e da economia”, destacou Bosco Martins.
Parceria
Também no evento na UFMS, a vice-reitora oficializou convênios firmados junto ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) e a Polícia Civil do Estado, no intuito de veicular programas, boletins e outras ações desses dois órgãos. Os acordos seguem o modelo implementado pela Fertel, parceira de ambas as instituições na divulgação de produções que visam a informar e orientar a população nas grades da FM 104.7 Educativa e da TVE Cultura.
Tomaram como conselheiros da FM 99.9 o jornalista Bosco Martins, tendo como membro suplente o músico e professor Celito Espindola; a professora Daniela Ota, Evandro Rodrigues Higa, coordenador do curso de Música da UFMS, Marcelo Fernandes Pereira, Nalvo Franco de Almeida Junior, Ocimar Santiago Ramires e a atual gerente de Comunicação da UFMS, profa. dra. Rose Mara Pinheiro.
Participaram do ato de posse do primeiro conselho eleito da Radio Educativa da UFMS a vice-reitora, professora Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, que comandou a solenidade de posse e representou o reitor Marcelo Augusto Santos Turine; o secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, representando o governador Reinaldo Azambuja; a procuradora de Justiça Ariadne Cantú, pelo MPMS e o delegado Devair Aparecido Francisco, representado a Delegacia Geral de Polícia Civil –que assinaram os acordos de retransmissão de boletins institucionais para exibição na grade da rádio da UFMS.