28 de março de 2024 - 05:45

Novo Presidente do Fórum Nacional de Emissoras Públicas quer agenda com candidatos a Presidência

O diretor-presidente da Fertel (Fundação Luiz Chagas de Rádio e Televisão Educativa de Mato Grosso do Sul) mantenedora da TV Educativa de MS, Bosco Martins, foi eleito por aclamação presidente do Fórum Nacional de Emissoras Públicas de Rádio e TV, em reunião realizada em 30 de agosto em São Paulo (SP), na sede da Fundação Padre Anchieta – a mantenedora da TV Cultura. Como primeiro compromisso, o jornalista destacou a necessidade de diálogos que possam elevar o patamar das emissoras públicas no país.

“Um dos compromissos que definimos é o de, no próximo governo federal, colocar as emissoras públicas em um primeiro patamar. Por isso, devemos procurar os candidatos a Presidente da República para discutir essa pauta”, afirmou Bosco, segundo quem outra prioridade é a reaproximação das emissoras públicas (TV Cultura e EBC/TV Brasil) nos moldes da Abepec (Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais), “mas como um Observatório das Emissoras Públicas, tendo como espírito, seu objetivo, que é a produção de conteúdo de qualidade e a difusão do grande amalgama da cultura regional, numa integração do país para população”.

O novo presidente pontuou, entre as possibilidades a serem exploradas, serviços nos moldes do streaming e on-demand, que permitem o acesso a conteúdo por meio da internet. “Essas janelas da inovação exigem que nos atualizemos, para aproveitarmos novas tecnologias, e nos reaproximarmos. Isso inclui um trabalho conjunto “linkando” as duas grandes empresas públicas de comunicação do Brasil”, pontuou, citando a TV Brasil e a TV Cultura, da qual a TVE Cultura MS é retransmissora.

Bosco substitui, para um mandato de 02 (dois) anos, Sérgio Kobayashi (E-Paraná), que presidiu o Fórum. A indicação ocorreu com aval dos representantes de 18 fundações e empresas públicas de comunicação que integram a entidade, na qual são discutidas políticas que visam o fortalecimento do sistema público de radiodifusão educativa e cultural brasileira. Geraldo Magela (TVE do Espírito Santo) será o vice-presidente, com Fábio Borba (gerente executivo de rede da TV Cultura) como secretário.

Participaram da eleição dirigentes da TV Cultura do Amazonas – Celes Borges, TVE Alagoas – Felipe Valões, TVE Bahia – Flávio Gonçalves, TV Ceará – Gledson Páscoa, TVE Espirito Santo – Geraldo Magela Fernandes, Rede Minas – Elias Santos, TV Brasil Central (GO) – Paulo Valério, TVE Cultura de Mato Grosso do Sul – Bosco Martins, Rede Cultura do Pará – Tim Penner, E-Paraná – Glaucio Baduy Galize, TVE Pernambuco – Gustavo Oliveira de Almeida, TVE Rio Grande do Sul – Orestes de Andrade Jr, TVE Tocantins – Rogério França, TVE Sergipe – Givaldo Ricardo, TV Aldeia (AC) – Alexandre Nunes e TVE Piauí – Ernaldo Vale, além do Diretor-Presidente da TV Cultura de São Paulo, Marcos Mendonça e do Secretário Nacional de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) Moises Queiroz Moreira.

PAPEL

Marcos Mendonça reforçou que tais instrumentos podem colaborar na missão das emissoras de difundirem a educação, tanto na produção de programas –anunciando o “De Olho na Educação”, nova produção da TV Cultura que vai retratar o cenário atual do setor– como no uso da própria plataforma de telecomunicação para difundir ensinamentos.

Tal papel vai ganhar relevância a partir da multiprogramação, a qual o secretário nacional de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Moisés Queiroz Moreira, anunciou durante o encontro do fórum que será autorizada ainda neste ano. “Isso permitirá que modelos como os adotados pela Universidade Virtual de São Paulo, da Fundação Padre Anchieta, e pela E-Paraná, que se valem do sistema para divulgar ações de Ensino à Distância, sejam uma constante em todas as emissoras”, pontuou Marcos.

Outro ponto a ser trabalhado envolve a digitalização de mais de mil horas de programação das emissoras públicas para sua distribuição online.

CONHECIMENTO

Bosco Martins foi aclamado para o posto por seus pares tendo, entre os fatores, sua experiência na área de comunicação pública. Ele integrou o SINRED (Sistema Nacional de Radiodifusão) e, na sequência, fez parte na fundação da ABEPEC, sendo dirigente do Conselho Fiscal. O diretor-presidente da FERTEL já defendia nessa época a criação de uma grande empresa pública de comunicações – criada em 2007 por meio da EBC.

“Temos trabalhado por uma emissora de Estado, e não de governo, por meio da independência, inserida em uma agência reguladora, inclusive com membros eleitos”, pontuou, rechaçando ainda movimentos recentes que tentam fragilizar a comunicação pública.

“Contesto uma matéria insidiosa, maldosa, veiculada por um grande veículo de circulação pregando a extinção da EBC. É justamente o contrário: devemos investir na TV pública para que ela mostre aquilo que está fora do que é tratado pelo circuito comercial, oferecendo programação de qualidade e que divulga educação, qualificação e cultura”.

Tal posicionamento foi defendido pelo secretário de Cultura e Cidadania de Mato Grosso do Sul, Athayde Nery de Freitas Junior, presente à reunião. Além de defender as emissoras públicas como meios de difundir a “cultura cidadã”, ele elogiou a decisão do Fórum de indicar o jornalista como seu novo presidente. “Sem dúvida é uma pessoa que tem o pensamento de ter a TV como meio de inclusão e que, com sua paixão, manteve a TVE Cultura de Mato Grosso do Sul”, destacou.