23 de abril de 2024 - 15:58

Direitos Humanos vai à Escola encerra etapa e projeta mais de 6 mil atendimentos no 2º semestre

Campo Grande (MS) – Projeto da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED), o projeto Direitos Humanos vai à Escola  superou os 5,8 mil atendimentos no primeiro semestre de 2016. Alunos do ensino médio da Escola Estadual Thereza Noronha de Carvalho, no bairro Parque do Lageado, na Capital, finalizaram ontem (7) o projeto com apresentações culturais e sorteio de prêmios entre os participantes. Para o próximo semestre mais de 6 mil atendimentos estão projetados em cinco escolas estaduais da Capital que participarão do projeto.

IMG_4801Com 17 anos e planejando cursar Direito para ser delegado, Gabriel Rodrigues, do 3º ano do ensino médio, diz que os momentos de interação do projeto vão deixar saudades. “Muitas coisas que vimos no projeto, sobre o que envolve Direitos Humanos, conseguimos gravar graças à abordagem diferente com que nos foi passada. As oficinas foram boas e as palestras também. Com certeza mudou meu jeito de ver várias coisas”.

Dentre os temas abordados na escola durante o projeto estão a violência doméstica, racial, patrimonial e sexual, além do bullying, preconceito social, direito digital, namoro e sexualidade, diversidade e gênero.

Juliana Funes, coordenadora da Sedhast e representando a secretária Elisa Cleia Nobre, atribuiu o grande sucesso do projeto aos alunos. “Nós viemos até aqui porque acreditamos em vocês e graças à parceria com a Sed pudemos discutir e debater diversos temas que só foram bem sucedidos porque vocês interagiram e colaboraram em todo o processo”, ressaltou.

Marcia Correa, diretora-adjunta da escola, agradeceu o intercâmbio do projeto com os alunos e ainda ressaltou em sua fala a importância de se discutir Direitos Humanos e as temáticas que envolvem o conjunto.

Nó próximo semestre as escolas previstas para ação do projeto são: Amélio de Carvalho Baís, José Maria Hugo Rodrigues, Orcírio Thiago Hugo de Oliveira, Dolor Ferreira de Andrade e Arthur de Vasconcelos Dias.

Na foto alunos e técnicos da Sedhast e Sed

Ainda durante a cerimônia de fechamento os alunos puderam conferir apresentação de ballet do projeto social Tocando em Frente, além de atrações dos próprios colegas como fanfarra e a ginástica rítmica. As técnicas da Sedhast Gislaine Matoso, Sabrina Frazeto e Walceira Miranda, juntamente com a técnica da Sed, Elvenis Ennis também participaram da cerimônia de encerramento.

O projeto

A missão dos “Direitos Humanos Vai à Escola” é de desenvolver em crianças, adolescentes e jovens, a consciência da realidade e de suas potencialidades através do aprimoramento ético e de cidadania e, criar oportunidades de atuação positiva na sociedade, priorizando a educação em direitos humanos, garantindo aos estudantes o acesso a informações e orientações, independentemente de gênero, idade, condição social, credo, raça ou religião.

Leomar Alves Rosa (Assessoria Sedhast)

Fotos: Ana Paula Oliveira