plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 10:22

Dinheiro no bolso? Confira dicas de segurança nas compras de Natal

Nesta época do ano, com intenso fluxo de consumidores nas ruas, os furtos se tornam o mais comuns na região do comércio, em especial o de celulares. Com dinheiro a mais no bolso, muita gente vai às compras e os cuidados com segurança precisam ser redobrados.

A Polícia Militar dá dicas importantes que podem impedir que as compras deste fim de ano terminem em Boletim de Ocorrência.

O pagamento do décimo terceiro salário e a antecipação da folha de remuneração de dezembro dos servidores estaduais – que será paga no dia 23 -, vão injetar na economia de Mato Grosso do Sul mais de R$ 694 milhões. Além do dinheiro, as festas de fim de ano ajudam a levar os consumidores para as ruas, seja nos shoppings ou no centro da cidade.

Conforme o subcomandante do Comando de Policiamento Metropolitano da PM, o tenente-coronel Wellington Klimpel do Nascimento, os crimes mais comuns nesta época do ano são o furto e o roubo, em especial de celulares. O cuidado com bolsas, mochilas e o celular devem ser constantes.

“O crime de furto é um dos crimes que mais acontece no mês de dezembro. E o furto é um crime de oportunidade. Por isso é importante carregar o celular de preferência nos bolsos da frente. Ao usar mochilas, não carregar objetos de valor e deixa-la sempre na parte da frente do corpo. Sempre evitar colocar a carteira em locais de fácil acesso, como bolsos traseiros ou sacolas”, explicou o subcomandante.

Outra atenção especial, segundo Nascimento, é o saque de dinheiro em caixas eletrônicos e bancos. “O ideal é utilizar cartões, ao invés de dinheiro em espécie. Se houver necessidade de sacar o dinheiro em caixas eletrônicos ou bancos, é importante observar se há pessoas seguindo ou  observando”.

Vítima de furto em 2020, a professora Juliana Gimenes garante que agora fica atenta em qualquer situação. “O celular eu carrego dentro da bolsa, mas com a bolsa transversal, na frente do corpo. Já tive o celular roubado porque deixei no bolso de trás da calça. Foi um descuido”, lembra.

Mas as dicas de segurança não são restritas aos consumidores e o subcomandante alerta também comerciantes nesta época do ano. “Os criminosos não atacam apenas consumidores, mas também o comércio. É importante ficar atento quando as lojas estão muito cheias. Outra orientação é para que não deixem muitos produtos  expostos nas calçadas, o que acontece com frequência no centro da cidade”.

Confira mais dicas para evitar transtornos:

Evite carregar muitos pacotes ou sacolas, para não chamar atenção e evite ter as duas mãos ocupadas;

Evite fazer compras sozinho e escolha realiza-las durante o dia;

Evite utilizar joias e roupas que chamem a atenção;

Evite aglomerações em ruas ou lojas;

Tenha dinheiro separado para pequenas despesas;

Bolsas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas junto e à frente do corpo, para o lado de dentro da calçada;

Evite retirar a carteira em público, principalmente em bares, lojas, locais de grande movimento;

Avise imediatamente a perda, o roubo ou o extravio de cartões ou talões de cheques;

Tenha muito atenção a pessoas estranhas que se aproximam.

Luciana Brazil, Sejusp

Foto: Arquivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *