No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, para homenagear as pessoas que ajudam a salvar outras vidas. Essa data foi criada no Brasil em 1964, como forma de agradecimento aos voluntários, e pretende sensibilizar e aumentar o número de doadores, conscientizando da importância da doação de sangue.
Para falar sobre a data e a programação voltada aos doadores de sangue, o programa Rádio Livre da FM 104 desta segunda-feira (25), com Vivianne Nunes e Bernardo Quartin, recebeu a Marina Sawada Torres, coordenadora da Rede Hemosul MS.
Confira:
“Nessa data, estamos com uma programação especial em toda rede do Hemosul. Lembramos que uma doação salva até quatro vidas, porque nós fazemos quatro hemocomponentes. Os estoques ainda continuam baixos, precisamos de sangue das tipagens O+ e O-, o positivo é o mais comum e, também por isso, é o mais utilizado”.
Doação
Para doar sangue é necessário comparecer a uma das unidades de coleta portando documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores entre 16 e 17 anos devem estar acompanhados pelo pai ou mãe, ou responsável legal, pesar 51kg ou mais e estar bem alimentado e hidratado para realizar a doação.
Não existe um substituto para o sangue e sua disponibilidade é essencial em diversas situações. Doar sangue é um ato de solidariedade, então, faça a sua parte. Procure o hemocentro mais próximo e doe sangue regularmente. Doar sangue salva vidas.
Serviço
Em Campo Grande, as doações podem ser feitas em três endereços:
HEMOSUL COORDENADOR
- Avenida Fernando Correa da Costa, 1.304 – Centro
- Segunda a Sexta: 7h às 17h
- Sábado: 7h às 12h
HEMOSUL HRMS
- Rua Engenheiro Lutero Lopes, 36 – Aero Rancho
- Segunda a Sexta: 7h às 12h
HEMOSUL SANTA CASA
- Rua Rui Barbosa, 3.633 – Centro
- Segunda a Sexta: 7h às 12h
Fotos: Rogério Medeiros