No último domingo (16.06) a Plataforma Cultural da Esplanada Ferroviária se transformou na Jamaica brasileira para comemor o 1° ano do “Dia Municipal do Reggae”, que é celebrado no dia 17 de junho, foi oficializado por meio da Lei 7.232/2024 – eleita como “Lei do Dia Municipal da Cultura Reggae, em Memória de Lincoln Gouveia” fundador da banda Canaroots, o “17 de Junho” é uma data para valorizar e promover a cultura Reggae em nossa comunidade. A festa na Esplanada teve um tom especial com a participação do público apaixonado pelo estilo musical.
Uma multidão marcou presença no rolé de campão, com uma atração de peso do cenário do Reggae nacional, direto da ilha do amor, São Luis, a Jamaica brasileira, Edy Candido & Serginho Barreto da lendária banda Guetos, do Maranhão, que tem 31 de estrada, e com atrações da cena Reggae do cerrado central pantaneiro, os artistas locai foram pedindo passagem para aportar no palco do “Dia Municipal do Reggae”. Os artistas da cena Reggae local do cerrado central pantaneiro ditaram a vibe do rolé, como, banda Canaroots, Louva Dub, o poderoso sistema de som Rockers Sound System, André Stabile, Sandim, Laris e banda, banda Marolo, Caramuja, DJ BaileON, Pra Namoradinha e o projeto Vem Cantar Comigo. A comunicação e apresentações dos artistas no baile ficou por conta do mestre de cerimônia, Rasdair da Mata, apresentador do Xaymaca Reggae, programa exibido todos os domingos na Redee FM 104.7 das 18:00 às 21:00h.
A galera deu um grau no visual, vestiram-se com as cores do astral, o verde, amarelo e vermelho, o Groove foi tomando conta das pessoas que desceram de ônibus, carro, bike e a pé, o local contou com espaço kids para as crianças, as famílias foram chegando e muitos levaram seus pets, foi um evento direcionado para a família numa tarde noite de domingo. Foi possível ver o som batendo junto com a massa regueira, uma mistura de explosão de sentimentos com sensação de ter colocado a Babilônia de joelhos, com pulsação, vibração, cultura e resistência.
A Mama do cerrado central pantaneiro, agora radicada em São Paulo, apareceu de repente no palco do Dia Municipal do Reggae e pegou o microfone na apresentação do Rockers Sound System e lembro os tempos do Rockers Bar, onde ela começou sua brilhante carreira, levou o público principalmente as mulheres, parecia tocar o céu sem sair do chão, depois de se apresentar no Projeto Concha Acústica Helena Meireles, Marina Peralta levou o público ao delírio.
O evento foi uma festa das estrelas regada a muito Reggae e muita alegria. Todos curtiram as boas vibrações emanada da música Reggae celebrando o “Dia Municipal do Reggae”, o público sentiu a vibe de liberdade como os escravos que recebiam a carta de alforria, no rolé reinou literalmente a paz e a harmonia entre a família regueira, escancaradamente eletrizado as pedradas do Reggae que batem e não causam dor, como dizia o rei do Reggae Bob Marley, Reggae Rastafari o ritmo que vem da Jamaica e não faz distinção de cor.
O espaço também foi animado por DJs e MCs, e com espaço de arte, varal da história do Reggae de campão, atividades para as crianças, barracas de comidas saudáveis e sorteio de brindes.
A entrada foi de graça, com a solicitação da Associação Reggae MS, para os participantes levarem doações de roupas e de alimentos não perecíveis. O evento foi realizado pela Associação Reggae MS, com parceria da SECTUR, SETESCC (Secretária de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Rede-E por meio da FM 104.7 e Governo de Mato Grosso do Sul.
Fotos: Júnior Fernando; @Oexplorador
Foi um dia incrível que vai ficar marcado nas nossas lembranças! Viva o Dia Municipal do Reggae!!!