16 de abril de 2024 - 13:20

Dia Mundial do Meio Ambiente: alunos desenham paisagens de MS e ilustram calendário do IASB

Tem algo mais encantador do que contemplar o talento das crianças? O despertar para atitudes simples, que resultam em grandes ações? Esse talvez, seja objetivo do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta segunda-feira, 5 de junho. E como forma de homenagear o que nos mantém vivos, o calendário do IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena) traz desenhos, feitos por alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública de Bodoquena, Bonito, Jardim e Porto Murtinho, que mais do que retratar a natureza, incentivam boas práticas que contribuem para a preservação do Meio Ambiente.

Em traços simples, porém encantadores, os pequenos colocam toda sua imaginação no papel para ilustrar os elementos que compõe a biodiversidade de sua cidade. Entre morrarias, rios, cachoeiras e uma centena de animais, os desenhos são minimalistas nos detalhes, provocando uma sensação de deslumbre a quem observa e reforçam a todo momento, as espécies características da Mato Grosso do Sul, como o belo Tuiuiú do Pantanal, a Onça-pintada ou mesmo as capivaras, tão comuns até mesmo nos meio urbanos.

Os trabalhos começaram ainda em janeiro, com as orientações sendo repassadas aos professores e diretores das escolas dos quatro municípios, para que pudessem auxiliar as crianças durante a realização dos desenhos. E com tanto capricho, a seleção com certeza não seria fácil, sendo necessária uma banca examinadora e votos populares para escolher quais os 20 desenhos mais representativos de cada município, que entraram em votação pública, onde foram eleitos os cinco de cada cidade que compõe o calendário de 2018 do IASB.

Esta já é a sétima edição do calendário, que conta com apoio das prefeituras de Bonito e Jardim e do Calcário Bodoquena para a impressão.  O lançamento oficial deve acontecer nos dois municípios, mas ainda sem data prevista. O IASB disponibilizou a versão em PDF em exclusividade para o Portal da Educativa.

O calendário é distribuídos nas Secretarias de Educação dos quatro municípios e o restante em ações, eventos promovidos pela IASB. “Desenvolvemos esse programa de educação ambiental há 7 anos, mas apenas há 4º expandimos para os municípios de entorno da Serra da Bodoquena. Trabalhamos com toda a rede municipal de ensino desses municípios do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, com a capacitação dos professores, envolvimento dos alunos por meio de um concurso de desenhos e acompanhamento ao longo do ano para estímulo à prática da Educação Ambiental”, explica Joari Vieira Ximenes, auxiliar administrativo do IASB.

Confira o calendário 2018 da IASB aqui: Boneco_Calendário_IASB_2018_Serra da Bodoquena