plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

25 de abril de 2024 - 15:14

Dia Mundial da Saúde será comemorado no próximo sábado

O Dia Mundial da Saúde é celebrado em 7 de abril, uma data que serve de alerta às pessoas sobre a importância de se cultivar uma melhor qualidade de vida. O tema escolhido este ano pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para lembrar a data é “Saúde para todos”.

Em 2017 o lema oficial do evento foi “Let’s Talk” (vamos conversar). A proposta era conscientizar o público sobre a necessidade de se prevenir e tratar a depressão, um distúrbio mental que acomete mais de dois milhões de pessoas anualmente no Brasil.

A lei 8.080/ de 1990, estabelece que a saúde é um direito fundamental do ser humano, e que o Estado deve prover as condições básicas ao seu pleno exercício. A norma também define que, para se ter saúde, são prioritários alguns fatores, tais como alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho, renda, educação, atividade física, transporte, lazer, acesso aos bens e serviços essenciais.

Origem da data – O Dia Mundial da Saúde foi criado pela OMS em 1948 com o objetivo de manter o bem-estar físico e mental da população, e alertar sobre as principais doenças que podem atingir as pessoas. Para a OMS “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.”

Oficialmente a data é comemorada desde 1950

Dicas de saúde – Uma alimentação saudável aliada a exercícios físicos são ações relevantes para melhorar a qualidade de vida. Confira outras orientações que contribuem para o bem-estar e a saúde:

– Tente fugir da rotina. Faça caminhadas, visite amigos, brinque com as crianças, observe a natureza. Essas atitudes diminuem o stress e previnem problemas cardíacos.

–  Alimente as amizades. Pessoas solitárias são mais propensas a desenvolver problemas de saúde ligados ao stress, como a hipertensão e doenças cardíacas.

– Cuide da alimentação. Coma devagar, consuma uma variedade de alimentos, evite o sal e o açúcar refinado.

– Procure descansar e dormir bem à noite. O sono é uma necessidade básica do corpo, assim como o alimento e o consumo de água. As pessoas que dormem pouco, ou por um tempo inferior às necessidades físicas, ganham peso com facilidade e podem desenvolver diabetes e depressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *