plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

20 de junho de 2024 - 11:39

Dia do Motorista; Cresce o número de condutores no Estado

Na terça-feira (25) foi comemorado o Dia do Motorista em todo o país. Em Mato Grosso do Sul, a ocasião ganha ainda mais relevância, já que o Estado apresentou aumento no número de condutores nos últimos cinco anos.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), mais de 1 milhão de novos motoristas foram registrados nesse período, somando um total de 1.193.080 habilitações concedidas. Dividindo esses números, Campo Grande registrou um total de 422.998 novos motoristas, enquanto as cidades do interior do estado foram responsáveis por 770.082 novas habilitações.

No Tá na Rua desta semana, que vai ao ar nesta quarta (26 de julho), às 21h30 na TV Educativa, mostra o passo a passo desse crescimento e como ele impacta nas políticas públicas de trânsito.

Nicolas tem 18 anos e é a primeira vez no processo para tirar a CNH. (Foto: Reprodução)

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é obrigatória e habilita os condutores para trafegar legalmente pelas vias. Por isso a equipe do Tá Na Rua produziu uma reportagem especial sobre o tema.

Para o estudante Nicolas Tebcharani, em processo de formação para se tornar motorista, a habilitação trará mais independência.

“Meus pais trabalham muito e a única pessoa que fica em casa à tarde é minha mãe, só que ela tem muito o que fazer, então para eu sair para outros lugares, ou até mesmo para trabalhar eu preciso de um meio de transporte. A questão de eu ter um carro ou uma moto é muito melhor para eu conseguir ir sozinho sem depender dos meus pais”, relata.

Acleomes foi beneficiado pelo programa CNH Social. (Foto: Divulgação)

Outro caso de destaque é o do construtor civil Acleomes Pereira, que foi contemplado pelo Programa CNH Social e comemora a realização de um antigo desejo.

“Queria tanto, era meu sonho tirar a CNH. Eu agradeço a Deus, fui contemplado. De 6 mil pessoas, lá em Aquidauana eu fui um dos contemplados. Nem acreditei quando meu sobrinho falou.”

Apesar do aumento de novos motoristas, o Detran-MS também alertou para o crescimento de infrações relacionadas a pessoas não habilitadas ao volante. Na Capital foram registradas 5.131 infrações entre janeiro e junho de 2022; Já no mesmo período em 2023 foram 6.426 infrações. No interior também houve aumento, com 3.739 registros entre janeiro e junho de 2022 e 4.683 no mesmo período em 2023. 

Luis Fernando ressalta a importância da documentação. (Foto: Divulgação)

O diretor de habilitação do Detran, Luis Fernando Ferreira, ressalta a importância do processo de formação para garantir que os condutores estejam aptos para dirigir.

“Passar pelo processo de formação é garantir que este condutor esteja apto não só fisicamente e mentalmente, mas também na sua capacidade técnica, sua capacidade teórica e prática. Passando por um processo de formação, este condutor está apto a conduzir na via pública, com segurança e sem colocar em risco os demais participantes do trânsito.”

Confira o Tá na Rua desta semana:

O Tá Na Rua, programa educativo sobre trânsito, é uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o Detran-MS, a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) e Rede E. Apresentado pela jornalista Priscila Trauer e pela bolsista Marie Santana, vai ao ar todas às quartas-feiras, às 21h30, no canal 4.1, com reprises aos sábados, às 13h15.

Reportagem: Biel Gill

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *