plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 07:25

Dia da Independência tem alerta de baixa umidade do ar para todo o Estado

Inmet aponta que percentuais de umidade relativa do ar ficarão entre 20% e 12% ao longo do sábado
Meteorologia alerta para más condições do ar em todo o Estado no feriado. (Imagem: Inmet/Divulgação)
Meteorologia alerta para más condições do ar em todo o Estado no feriado. (Imagem: Inmet/Divulgação)

O feriado do Dia da Independência em Mato Grosso do Sul será de tempo seco, que motivou alertas de perigo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) quanto aos percentuais de umidade do ar, que podem ficar entre 20% e 12% neste sábado (7). O aviso meteorológico vale para o período entre 9h30 e 18h30 em todo o Estado.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera adequados à saúde índices de umidade relativa do ar superiores a 60% –quanto mais baixo o índice, maiores as chances de ocorrerem problemas de saúde, como no aparelho respiratório e de pele. Percentuais entre 30% e 20% são considerados como estado de atenção, exigindo cuidados básicos.

Entre 20% e 12%, considera-se estado de alerta, com recomendação para que se use soro fisiológico para umidificar os olhos e que se evite exercícios físicos ao ar livre no período de maior calor. Abaixo de 12% de umidade do ar, configura-se o estado de emergência, sendo solicitado que se evitem atividades ao ar livre nos períodos de calor mais intenso –nesta sexta (6), 12 municípios do Norte do Estado enfrentaram esta condição adversa.

Com a baixa umidade, solicita-se cuidado com a hidratação da pele (com o uso de cremes e protetor solar) e do corpo, aumentando a ingestão de líquidos –evitando-se os diuréticos (como café e bebidas alcoólicas). O ar seco também cria condições para incêndios florestais se alastrarem com mais facilidade.

Durante todo o dia, o céu em Mato Grosso do Sul fica entre parcialmente nublado a claro. Em Campo Grande, as temperaturas variam entre 23 ºC e 36 ºC, com umidade do ar mínima em 15%. O percentual é o mesmo aguardado no Centro-Norte (faixa de Jaraguari a Sonora), onde a mínima será de 25 ºC e a máxima bata os 39 ºC; e no Sul e Sudoeste (Grande Dourados e fronteira paraguaia), que terá temperaturas entre 21 ºC e 35 ºC.

O Pantanal Sul-Mato-Grossense (Aquidauana, Corumbá, Porto Murtinho e regiões) terá temperaturas entre 22 ºC e 39 ºC, com umidade do ar em 20%. No Leste (Cassilândia a Taquarussu), a mínima chega aos 25 ºC e a máxima aos 35 ºC, com umidade do ar em 30%.

As condições de baixa umidade persistem no domingo (8), com máxima na casa dos 40% no Estado e umidade na casa dos 20% –também na Capital, que pode experimentar calor de 37 ºC. O Estado também enfrentará névoa seca. As altas temperaturas devem persistir na segunda (9) e terça-feira (10), quando as regiões Sudoeste e Sul começam a registrar nebulosidade e chuvas isoladas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *