23 de abril de 2024 - 05:06

Dia da Consciência Negra exalta luta perene por dignidade e respeito

Novembro é lembrado como o mês que rememora a luta por dignidade e igualdade para a população preta brasileira.

Criado em 2003, o Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado neste domingo (20 de novembro) e mantém como foco o combate ao racismo estrutural e a conquista de respeito pleno.

E aqui em Mato Grosso do Sul a luta também é permanente. A atuação de movimentos busca ampliar as políticas públicas para a população regionalmente.

A data será celebrada com atividades artísticas e debates, que começam nesta sexta, no Laricas Cultural, seguem dia 25 (sexta), no Jurema Bar e chegam até o bairro Moreninhas, dia 26 (sábado), com Sarau  Cultural.

A data escolhida para o Dia Nacional da Consciência Negra é uma homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que foi assassinado em 20 de novembro de 1695. E, apesar de refletir conquistas, como a inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo das escolas, é também uma lembrança de que há muito se buscar.

Saiba mais sobre a data que simboliza dignidade ao povo preto, diálogo, combate ao racismo estrutural e empoderamento na reportagem especial de Priscila Trauer ao Jornal da Educativa:

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul promoverá programação especial, com palestras e rodas de conversa. As atividades abordarão o tema do racismo estrutural e os desafios contemporâneos e seguem até o dia 23 de novembro. Confira mais clicando aqui.