A Praça Ary Coelho, no Centro de Campo Grande, contou nesta quarta-feira (9 de novembro) com a presença de cirurgiões dentistas, que consultaram gratuitamente homens e mulheres durante toda a manhã e início da tarde.
As consultas fazem parte da Semana de Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Boca. Neste Dia D, os dentistas avaliaram a saúde bucal das pessoas em consultórios móveis, observando a existência de feridas ou outros indicativos da doença. O evento é uma parceria do CRO-MS com o Governo do Estado.
Câncer de boca é um tumor maligno que pode acometer lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares. a boca e parte da garganta. Pode se manifestar sob a forma de feridas que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio.
O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Mas exames rotineiros, realizados por profissionais da saúde, ajudam no diagnóstico precoce, ampliando as chances de recuperação. Se descoberto no início e tratado da maneira adequada, a maioria dos casos (80% deles) tem cura.
Saiba mais sobre essa ação social na reportagem de Priscila Trauer ao Jornal da Educativa desta quarta: