plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

20 de abril de 2024 - 06:57

Dez coisas que todo o brasileiro deve saber sobre hipertensão

A hipertensão é considerada uma doença é silenciosa. Ela é assintomática e, quando não tratada, pode até matar. Esta quinta-feira (26) é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. A data procura incentivar hábitos saudáveis e conscientizar a população sobre a importância do acompanhamento médico.

Marcelo Caldeira, médico do Centro de Infusões e Terapias – unidade do Grupo Oncoclínicas no Rio de Janeiro, conta o que todo o brasileiro deve saber da doença.

  1. A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica de origem multifatorial, isto é, tem múltiplas origens determinantes, tais como, estilo de vida sedentário, consumo excessivo de álcool, predisposição familiar, sexo e etnia, entre outras.
  1. Caracteriza-se clinicamente por uma elevação sustentada dos níveis de pressão arterial igual ou acima de 140 e/ou 90 mmHg.
  1. Em geral, é assintomática em seu início e causa, ao longo do tempo, danos severos nas paredes dos vasos sanguíneos de todos os calibres, comprometendo de gravemente a circulação.
  1. As lesões nos chamados órgãos alvo (coração, vasos sanguíneos, rim e cérebro) evoluem, frequentemente, produzindo sintomas exuberantes de comprometimentos destes órgãos quando já em estado avançado e grave. Assim, Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC), Acidente Vascular Cerebral (AVC), mais conhecido como derrame cerebral, e Insuficiência Renal (IR) são causados pela destruição das artérias decorrente da hipertensão arterial inadequadamente controlada.
  1. A HAS contribui direta ou indiretamente para 50% das mortes por doença cardiovascular.
  1. Diferentemente da crença de popular, sintomas como dor de cabeça e tonturas não representam necessariamente pressão elevada.
  1. Atinge cerca de 32,5 % do total da população brasileira (36 milhões de pessoas), sendo 60% dos portadores os idosos.
  1. Os principais fatores de risco são:

Idade – está associada diretamente ao envelhecimento, porém não poupa indivíduos mais jovens;

Sexo (acomete mais homens que mulheres) e etnia (mais frequente entre os afrodescendentes);

Excesso de peso e obesidade;

Ingestão de sal (consumo recomendado 2g/dia);

Ingestão de álcool;

Sedentarismo;

Genética;

  1. Manter uma rotina regular de exercícios físicos, a redução do peso corporal, uma dieta equilibrada – com reduzida ingestão de sal –, diminuir o consumo de álcool e realizar atividades de lazer para aliviar o estresse emocional, além de cessar tabagismo, são fundamentais como medidas não farmacológicas de tratamento e a prevenção da HAS.
  1. Pacientes hipertensos requerem tratamento com abordagens não farmacológicas e medicamentos específicos, uma vez que apresentam frequentemente outras doenças associadas, como o diabetes e dislipidemias (colesterol e/ou triglicerídeos elevados) e, por isso, precisam de cuidados médicos personalizados.

Via Catraca Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *