28 de março de 2024 - 12:39

Destino do Castelinho será debatido em audiência pública em Ponta Porã

A Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendorismo e Inovação de Mato Grosso do Sul (Sectei) realiza na terça (10.05) uma audiência pública para ouvir a população sobre os anseios a respeito do Castelinho, prédio histórico de Ponta Porã construído na década de 1920. “A intenção é dar voz à comunidade, valorizar a identidade cultural da região e despertar o sentimento de pertencimento para que a população se aproprie do espaço”, enfatiza Athayde Nery, secretário de cultura, turismo, empreendedorismo e inovação de estado.

O prédio do Castelinho, que hoje é de responsabilidade do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, deve ser transformado em um espaço cultural a ser definido em parceria com a população. A Sectei pretende também realizar oficinas de memória e história oral com o objetivo de documentar os relatos e informações dos moradores, registros que compõem parte do patrimônio intangível da cidade, conseguindo assim dar início a criação de uma cervo cultural que irá estar disponível publicamente nas futuras instalações.

Conhecido como “Castelinho” por suas características arquitetônicas de fortificação, o edifício é um exemplo de arquitetura militar. Construído durante o governo de Mário Correia, foi sede em 1943 do governo do novo Território Federal de Ponta Porã, conforme o decreto lei de Getúlio Vargas, sendo gabinete do então presidente. O prédio foi tombado como patrimônio histórico pelo decreto 3.940, de 04 de Novembro de 1996. Para o secretário Athayde Nery, o castelinho “é um dos grandes símbolos do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”.

Na audiência será distribuído um questionário aos presentes sobre as ideias para o espaço. Elas também servirão como um instrumento de registro e inventário dos personagens e agentes históricos locais, assim como famílias e pessoas que possuam algum acervo de importância para a constituição da história regional.

Audiência Pública sobre o Castelinho

Data: 10 de maio de 2016

Local: Câmara de Vereadores de Ponta Porã (Avenida Brasil 3470)

(Assessoria de imprensa Sectei/Tania Sother)