19 de abril de 2024 - 10:51

Desenvolvimento da pecuária no foco das ações do Governo de Mato Grosso do Sul

– Durante as festividades em comemoração aos 14 anos do município de Figueirão, o Secretário Jaime Verruck e o Superintendente Rogério Beretta estiveram junto do Governador Reinaldo Azambuja e uma comitiva que reuniu prefeitos da região e parlamentares, participando da programação especial voltada ao setor produtivo.

Além de inaugurações de obras, ambos participaram do Lançamento do Programa ‘Carne de Zebu’, da regulamentação dos programas “PRÓ-FÊMEAS-MS e PRÓ-GENÉTICA-MS”, que fazem parte do Programa de Avanços na Pecuária de Mato Grosso do Sul (PROAPE), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e ainda da assinatura do convênio com Governo Federal para a instalação de um frigorifico naquele município.

Na programação de aniversário ‘Figueirão + Rural – Campo Forte’ voltada totalmente para o setor do Agronegócio, Verruck e Beretta puderam conferir junto dos Secretários Eduardo Riedel (Governo) e Marcelo Migliolli (Obras), a apresentação do Presidente da ABCZ, feita pelo Pecuarista Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, sobre o Programa ‘Carne de Zebu’ de avaliação de touros PO registrados. A ideia, segundo Arnaldo é reforçar o impacto do uso desses touros na produção de carne de qualidade, com as modalidades ‘investidor de genética’ e ‘rebanho comercial de gado de corte’.

Para Jaime, produzir com eficiência e qualidade são condições fundamentais para ganho de competitividade. “Considerando o rigoroso padrão exigido dentro do programa, que pretende garantir a geração de animais com grande capacidade de ganho em peso, precocidade, alto rendimento e carcaça com superioridade, o programa trará importantes ganhos para nossa economia e, é claro, contará com total apoio do Governo”.

Com propósito similar e considerando as demandas do setor produtivo e representantes das associações de raças bovinas de corte, na sequência o Secretário Jaime Verruck assinou junto com o Governador Reinaldo Azambuja, com aval das lideranças politicas presentes no evento, a regulamentação dos programas “PRÓ-FÊMEAS-MS e PRÓ-GENÉTICA-MS”, que fazem parte do Programa de Avanços na Pecuária de Mato Grosso do Sul (PROAPE), da Semagro.

Fruto de proposta da Câmara Setorial Consultiva da Cadeia do Leite, que reúne representantes das principais instituições voltadas ao setor, os programas, sugeridos em março deste ano durante a Expogrande, ao secretário Jaime, foram criados com base em estudos das políticas públicas e considerando principalmente a necessidade de melhoria da qualidade genética do rebanho de bovinos leiteiros do Estado.

A iniciativa vem, segundo Jaime, de encontro ao interesse do Estado em apoiar o setor, que acumula desafios e em Mato Grosso do Sul precisa começar a pensar ‘além da muçarela’.

Recentemente a ABCZ ofereceu ao Estado um projeto similar, voltado para a produção de gado de corte e aproveitando o escopo do projeto que foi desenhado para o setor leiteiro, a Semagro alterou a redação da resolução que instituiu os programas visando o fortalecimento da cadeia produtiva como um todo.

Entre os atos, com foco no desenvolvimento do setor da pecuária, aconteceu na mesma oportunidade, o anunciou da liberação de recursos para a instalação de uma planta frigorífica em Figueirão, pelo Chefe de gabinete do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, Coaraci Nogueira de Castilho e assinatura do documento que garantiu o compromisso do Governo Federal e apoio do Governo do Estado.

Segundo o Secretário Jaime Verruck, o desenvolvimento da região será impulsionado com a construção do frigorifico que começa a ser discutida quando importantes obras de logística estão sendo realizadas pelo Governador Reinaldo, e outras sendo lançadas. “O Estado está em várias frentes, com obras em diversas rodovias, construção de pontes. Esse alinhamento deve garantir que novos postos de trabalho sejam disponibilizados e isso nos deixa extremamente contente”.  Emendou.

Após as palestras do Senador Ronaldo Caiado, sobre as “Perspectivas do Agronegócio Brasileiro” e do ex-deputado Abelardo Lupion, que colocou em debate a “Pecuária Profissional X Carne de Qualidade”, através do Circuito da Pecuária da Famasul, Verruck e Beretta participaram junto do Governador Reinaldo de uma reunião com presidentes de treze sindicatos rurais, que compõe o grupo da região norte, onde foram discutidas as principais demandas de cada uma das entidades tendo como foco principal, ações de logística.

A programação especial teve ainda Feira de Touros Pró-genética, o 3º Simpósio do Leite com o tema “Como ganhar dinheiro com leite” com palestra sobre genética, manejo e rentabilidade no gado leiteiro e ainda o lançamento do programa municipal ‘Produzir mais 2’.

Kelly Ventorim

Fonte: Semagro