plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

23 de abril de 2024 - 18:47

Descredenciamento de especialidade pela Cassems é tema do Bom Dia Campo Grande

Edil Albuquerque Junior, presidente da cooperativa dos otorrinolaringologistas, afirmou à Educativa 104.7 FM que desligamento foi unilateral; plano de saúde alega, em nota, que ação melhorará serviços
Edil Albuquerque Junior disse ao Bom Dia Campo Grande que decisão foi tomada pela Cassems de forma a concentrar serviço em rede própria. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)
Edil Albuquerque Junior disse ao Bom Dia Campo Grande que decisão foi tomada pela Cassems de forma a oferecer serviço por meio de rede própria. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

O descredenciamento de otorrinolaringologistas que atendiam, via cooperativa, aos associados à Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul), atingiu 53 profissionais, alguns dos quais atendiam à entidade desde sua criação há 18 anos. A informação partiu do especialista e presidente da cooperativa Edil Albuquerque Junior, em entrevista ao Bom Dia Campo Grande desta segunda-feira (19), ao afirmar que a medida foi tomada de forma unilateral –e que, agora, é alvo de tentativas para sua revisão.

O programa da Educativa 104.7 FM também convidou representantes da Cassems a participarem do programa ao vivo. A entidade, porém, optou por enviar uma nota, na qual reforçou não haver prejuízos aos associados com a mudança (leia mais abaixo).

Edil disse que, entre março e abril, foi encaminhada à Cassems proposta para renovação do convênio com base nas normas da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), com sinalizações para uma negociação e, há um mês atrás, “recebemos a carta de rescisão”. O médico disse que a cooperativa existe para facilitar as negociações e contratos dos profissionais –que atuam, por exemplo, em prefeituras e campanhas de órgãos públicos.

Conforme o presidente da cooperativa, nas reuniões, a Cassems apontou questões ligadas ao custo, mas os médicos teriam entendido “a nova realidade do mercado e as dificuldades financeiras impostas, e fizemos proposta dentro do que exigiam de valor que iriam gastar com um novo (contrato). Mesmo assim, foi recusado”. A contraproposta dos médicos incluiria até redução de 15% nos valores pagos em 2018, segundo Edil, bem como a implantação de sistema de sobreaviso para atender aos hospitais, o que foi rejeitado.

Na avaliação do médico, haveria disposição do plano de saúde em contratar uma empresa ou OS (organização social) para gerenciar o serviço –envolvendo profissionais de fora de Mato Grosso do Sul, já que otorrinolaringologistas de fora da cooperativa, procurados pela associação, negaram contato com o Caixa de Assistência–, bem como em centralizá-los na rede própria.

Nota

Este último ponto foi confirmado pela Cassems em nota, lida ao vivo no Bom Dia Campo Grande. Conforme o plano, “para garantir qualidade no atendimento e a sustentabilidade do plano de saúde, a Cassems estruturou nas unidades da Capital e do interior serviços de otorrinolaringologia próprios. Todas as demandas atendidas pela rede credenciada estão garantidas na rede própria, e nenhum associado ficará desassistido”.

A decisão, frisou o plano, foi discutida com setores administrativo e fiscal e com base em estudo de demanda pela especialidade no Estado. “Outro benefício é que, a partir de então, terá uma equipe de profissionais em otorrinolaringologia para dar suporte aos hospitais em caso de urgência e emergência. A cobertura pelo plano de saúde continua a mesma e nenhum beneficiário pagará a mais pelo serviço”.

Para os beneficiários da Capital, o serviço estará disponível no Centro Médico e de Diagnósticos Avançado, de segunda a sexta-feira, com agendamento por telefone. No interior, funcionará nas unidades de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Presidente de associação dos otorrinolaringologistas afirma que os 53 profissionais aceitaram reduzir valores cobrados, mas não tiveram resposta. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)
Presidente de associação dos otorrinolaringologistas afirma que os 53 profissionais aceitaram reduzir valores cobrados, mas não tiveram resposta. (Foto: Pedro Amaral/Fertel)

Edil lembrou que médicos credenciados da Cassems recebem R$ 80 por consulta, mais o fator participativo dos associados ao plano. Os médicos da cooperativa dizem, ainda, que buscaram ajuda da classe política para ajudar na negociação e questionou o fato de que a eventual queda no custo do serviço não seria repassada ao valor final pago pelos usuários. O presidente da associação dos otorrinolaringologistas afirma, ainda, haver sinais de que outras especialidades serão incluídas na mudança –fato que não foi mencionado pela Cassems na nota.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail reporter104fm@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *