plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Depois de mudança de sentido em ruas, prefeitura de Bonito começa campanha para ciclistas

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

No dia 10 de outubro deste ano, algumas das principais ruas de Bonito (MS), incluindo a Pilad Rebuá, que corta a cidade de um lado a outro e é endereço certo dos turistas que procuram lojas de artesanato e alimentação, sofreram mudanças de sentido, passando a transitar em sentido único.

Desde o primeiro momento a preocupação era com adaptação dos condutores, que tiveram inclusive, prazo para acostumar com as mudanças, antes da aplicação de multas. Mas passados quase dois meses, a atenção mudou de foco e o objetivo agora é orientar e proteger os ciclistas, tanto que a Prefeitura decidiu criar a campanha “ATENÇÃO: Ciclista na contramão, 640x623x4-58417c211cc2b54e183179b39b6720b9a00d5eb40014anão!”.

Nesta sexta-feira (2) o órgão divulgou uma reportagem com informações para os ciclistas, destacando inclusive as normas de trânsito descritas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), como a obrigatoriedade de andar sempre no mesmo sentido da pista. “O ciclista não precisa necessariamente de ciclovia para pedalar, embora elas sejam o ideal. Na ausência de ciclo faixa ou acostamento, ele está autorizado a pedalar na borda das faixas, no mesmo sentido dos carros e tendo preferência sobre eles”.

O conteúdo também destaca a presença de ciclistas em calçadas, descritas no CTB como ‘passeios’. Segundo a norma, a ‘bicicleta não pode rodar no passeio. Passeio é lugar de pedestres. Caso o ciclista queira transitar pelo passeio, deve descer da bike e empurrá-la, tornando-se um pedestre também. Do contrário, ele está sujeito à multa e apreensão da bicicleta. Há exceção nos trechos permitidos e assim sinalizados”.

A campanha vai de encontro com debate realizado na Câmara dos Vereadores, quando o representante do Demtrat (Departamento de Trânsito do Município de Bonito) prestou esclarecimentos sobre as mudanças e foi questionado sobre o risco dos ciclistas ao transitar na contramão. As crianças também foram mencionadas, sendo colocadas com ‘vulneráveis’ para situações de risco, principalmente nas horas de entrada e saída da escola.

Fique por dentro

As alterações foram financiadas pelo Governo do Estado, que liberou R$ 3 milhões para sinalização viária urbana das ruas centrais de Bonito e pavimentação e drenagem pluvial dos bairros Jardim Marambaia e Jardim Boa Vista. O recurso começou a ser investido em agosto e a previsão era de que o trânsito sofresse alterações ainda em setembro, mas por determinação judicial, as novas regras só puderam ser aplicadas após as eleições municipais.

Com os investimentos a área central ganhou vagas exclusivas para motocicletas, idosos e deficientes. A principal rua da cidade, Pilad Rebuá, virou mão única, com sentido balneário/ centro e a Rua Luiz da Costa Leite, agora faz sentido contrário. As mudanças se estendem as ruas transversais da região central, com sentidos intercalados.

mapa-ruas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.