25 de abril de 2024 - 04:43

Foto: Kemila Pellin

Desde o dia 16 de maio, quando foram registrados quase 100 milímetros de chuva em dois dias na região da Serra da Bodoquena, o Balneário Municipal de Bonito não abre as portas para o público.

O gramado ainda não conseguiu absorver a água (Foto: Kemila Pellin)

Na ocasião, impactos foram maiores na cidade de Bodoquena, onde ruas ficaram alagadas e todos os atrativos precisaram ser interditados devido ao nível dos rios. Em Bonito, os danos ficaram mesmo para a semana seguinte, quando no domingo (21) ribeirinhos do Rio Formoso e proprietários de passeios as margens do rio, relataram a maior cheia dos últimos 19 anos.

O Rio Formoso ficou mais de três metros acima do nível normal e inundou hotéis-fazendas, levou decks de atrativos e fez cachoeiras desaparecerem em meio a tanta água. A cor cristalina foi substituída por um tom escuro, que ainda hoje, nesta terça-feira (30) dificulta a contemplação dos peixes.

O Balneário Municipal foi o atrativo mais atingido e o que ficou por mais tempo fechado. O nível do rio ultrapassou as calçadas e inundou o gramado, que ainda não conseguiu absorver toda a água.

Namorado veio de São Paulo para conhecer a cidade e só conseguiu entrar no balneário hoje (Foto: Kemila Pellin)

Hoje os portões foram abertos para o público, mas os poucos turistas que passaram por lá ainda não puderam contemplar com plenitude as belezas do atrativo. Com a água turva, o rio ainda alto e a correnteza mais forte do que o normal, o banho ficou mais restrito.

Os demais atrativos do município já estão funcionamento normalmente. Apenas o boia-cross do Parque Ecológico Rio Formoso ainda está parado devido ao nível do rio, mas as demais atividades do local já foram liberadas.

Embora a semana tenha começado um pouco mais ‘cinzenta’, a temperatura está agradável, na casa dos 26 ºC nesta terça-feira (30) e sem chuvas. Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) há previsão de chuva leve para amanhã (31), mas o final de semana deve ser de sol, porém com temperaturas mais amenas. A mínima prevista para sexta-feira (2) é de 10 ºC.

Prefeitura aproveitou o bom tempo para trocar madeiras danificadas das pontes (Foto: Kemila Pellin)
Foto: Kemila Pellin

One Comment on “Depois de duas semanas interditado, Balneário Municipal de Bonito reabre com rio ainda alto”

1. Olha…às vezes a própria natureza nos prega peças, não é povo amigo de Bonito. Estive por aí em Set 16. Visitei inclusive esse lindo parque… Tomara esse período com fortes chuvas seja bem curto, passageiro e; que cause, poucos impactos negativos para o turismo e ao bem estar de todos.