plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 15:07

Defesa Civil e Inmet emitem alertas sobre chuvas intensas para todo o MS

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil aponta possibilidade de chuvas intensas em Campo Grande nesta sexta-feira, quando 51 municípios também podem encarar tempestades; aviso de risco potencial abrange a região do Bolsão
Inmet emitiu alerta de perigo de tempestade para área laranja do mapa de MS; parte amarela indica risco potencial. (Imagem: Inmet/Reprodução)
Inmet emitiu alerta de perigo de tempestade para área laranja do mapa de MS; parte amarela indica risco potencial. (Imagem: Inmet/Reprodução)

A Cedec-MS (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul) disparou alerta na manhã desta sexta-feira (5) apontando para o risco de chuvas intensas para Campo Grande. Enviado via SMS, o aviso recomenda à população que evite áreas e vias alagadas e indica a possibilidade de ocorrerem quedas de árvores, descargas elétricas e ventos intensos ao longo o dia. Por esse motivo, não se deve parar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de publicidade.

O alerta vai ao encontro de aviso meteorológico do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) que, até as 22h desta sexta, coloca 52 municípios do Estado em alerta ante o perigo de tempestades. No período, podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou de até 100 milímetros até a noite, ocorrendo ventos entre 60 e até 100 km/h e chance de queda de granizo.

Há possibilidade de risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos na Capital e nos municípios de Amambai Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.

A Defesa Civil estadual envia alertas em SMS sobre ocorrências climáticas para os interessados que se cadastrarem enviando mensagem ao número 40199, informando seu CEP. Mais informações sobre os riscos podem ser obtidas pelo telefone 199 ou também junto ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Perigo potencial

Um segundo alerta do Inmet, com validade até as 23h de sábado (6), aponta perigo potencial de tempestade em 34 municípios das regiões Centro-Norte e Leste do Estado –incluindo áreas de algumas cidades já incluídas no primeiro aviso.

O alerta de perigo potencial vale para Campo Grande e os municípios de Água Clara, Alcinópolis, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dourados, Figueirão, Inocência, Ivinhema, Jaraguari, Jateí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, São Gabriel do Oeste, Taquarussu, Terenos e Três Lagoas.

O aviso envolve risco de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou de até 50 milímetros ao dia, com ventos de 40 a 60 km/h e queda de granizo.

Prognóstico
Previsão é de tempo nublado e chuvoso na Capital, pelo menos, até o fim do sábado. (Foto: Humberto Marques)
Previsão é de tempo nublado e chuvoso na Capital, pelo menos, até o fim do sábado. (Foto: Humberto Marques)

O Inmet prevê um fim de semana nublado e chuvoso no Estado, principalmente a partir da tarde desta sexta-feira. Apesar de uma perspectiva de melhora entre sábado (6) e domingo (7), há expectativa de queda acentuada na temperatura.

Nesses dias, as chuvas devem se concentrar entre o Norte e Nordeste.

Para esta sexta, a meteorologia já previa pancadas de chuva e trovoadas isoladas entre o fim da manhã e o início da tarde, principalmente nas regiões Oeste, Noroeste, Sudoeste e Sul. Embora já chova na Capital pela manhã, a expectativa é de que a condição continue durante a tarde. A máxima do dia deve chegar a 31ºC em Campo Grande e 34ºC no Estado.

Sábado, as pancadas de chuva isoladas podem ter momentos de maior intensidade no Leste. Noroeste e Norte devem enfrentar chuvas já durante a madrugada, assim como Campo Grande. Na Capital, a mínima deve ser de 18ºC, com máxima de 24ºC. Pelo Estado, os termômetros oscilam entre 15ºC e 32ºC.

O domingo promete céu entre nublado e parcialmente nublado na Capital, com temperaturas entre 18ºC e 26ºC; enquanto as regiões Norte e Nordeste de Mato Grosso do Sul ainda podem registrar chuvas fortes. No Estado, a mínima deve chegar aos 15ºC, com máxima de 29ºC.

Já a segunda-feira (8) tende a ter céu de claro a parcialmente nublado, com chuvas isoladas no extreno Norte e Nordeste sul-mato-grossense. Os termômetros vão de 15ºC a 32ºC. Na Capital, céu entre parcialmente nublado e claro e névoa seca devem ser fazer presentes. Os termômetros variam de 17ºC a 28ºC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *