plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 19:18

Dedé Cesco fala sobre a segunda edição da Comitiva dos Chefs no Bom Dia Campo Grande

Chef e uma das organizadores do evento destacou na Educativa 104.7 FM as novidades e atrações de evento gastronômico que acontece entre 16 e 18 de agosto
Dedé Cesco (à direita) detalhou no Bom Dia Campo Grande algumas atrações da segunda edição da Comitiva dos Chefs. (Foto: Iasmin Biolo/Fertel)
Dedé Cesco (à direita) detalhou no Bom Dia Campo Grande algumas atrações da segunda edição da Comitiva dos Chefs. (Foto: Iasmin Biolo/Fertel)

Quase 10 mil pessoas são esperadas na Esplanada Cultural entre os dias 16 e 18 de agosto deste ano, quando acontecerá a segunda edição da Comitiva dos Chefs, que promete reunir alguns dos principais nomes da culinária sul-mato-grossense, além de convidados de outras regiões do país, para movimentar o cenário gastronômico da Capital. Uma das organizadoras do evento, Dedé Cesco participou nesta quarta-feira (26) do Bom Dia Campo Grande, onde deu detalhes sobre o que a população poderá esperar do evento –que terá, ao lado de pratos típicos e elaborados com itens regionais, comidas exóticas e refeição às cegas, para explorar o lado multissensorial dos sabores.

“A primeira edição foi um sucesso e a segunda será melhor ainda, até porque temos mais novidades. Contamos, neste ano, com o micro e pequeno produtor, da agricultura familiar. Isso é importante na gastronomia: não se caminha sozinho. É o pequeno produtor familiar que dá respaldo e traz o alimento orgânico, mais saudável, para a mesa do brasileiro”, disse Dedé à Educativa 104.7 FM.

A chef exaltou a escolha da Esplanada Cultural, na antiga Estação Ferroviária Central, como palco para o evento. “É um espaço icônico em Mato Grosso do Sul, que faz parte da nossa história. Tem de valorizar isso e trazer a população para estes espaços”, pontuou. A abertura da 2ª Comitiva dos Chefs acontecerá às 18h de 16 de agosto, com várias novidades.

Sensorial gastronômico

Entre as atrações, Dedé destacou o evento sensorial gastronômico às cegas, que terá vagas limitadas. “É uma experiência interessante, onde todos os sentidos são realmente expandidos”, destacou, descartando “pegadinhas” e garantindo surpresas para os participantes. Serão 20 vagas e um projeto que envolve auxiliares e um preparo “para que os sentidos se expandam”.

Além do evento às cegas, a organizadora destacou que, ao longo dos três dias, haverá o Cine Comitiva, com filmes focados na gastronomia, aulas-show, espaço de cerâmica com oficina e o retorno dos “insetos comestíveis” –neste ano, será a vez das formigas, que integra a culinária histórica de muitos povos e que, segundo Dedé, “pelo ácido fólico, tem um sabor cítrico que lembra muito o capim cidreira”. Tratam-se de animais cultivados em sistema especial, próprios para o consumo.

Entre os convidados estão Fábio Cunha, um chef da terra que virou referência em João Pessoa (PB), e o Cumpádi João, responsável pelo São João de Campina Grande (PB). Além disso, estão previstas competições para chefs, confeiteiros e churrasqueiros amadores. “Você que adora cozinhar e sabe que tem um prato bacana, inscreva-se no chef amador. Se faz um doce, uma sobremesa diferente que todo mundo gosta, inscreva-se como confeiteiro amador. E o churrasqueiro do fim de semana, que reúne os amigos para fazer um churrasco, também se inscreva. Não é necessário ser um chef, basta querer cozinhar”.

Regionalismo
Chef destacou necessidade de parcerias com a agricultura familiar, positivas para os profissionais da cozinha e os pequenos produtores. (Foto: Iasmin Biolo/Fertel)
Chef destacou necessidade de parcerias com a agricultura familiar, positivas para os profissionais da cozinha e os pequenos produtores. (Foto: Iasmin Biolo/Fertel)

Ela também destacou que a Comitiva dos Chefs visa a mostrar a culinária regional, que é um retrato da cultura sul-mato-grossense. “É muito importante que conheça-se sim o tradicional, saiba fazer pratos tradicionais, mas é muito mais importante que os cozinheiros consigam colocar esse ingrediente regional e trazer para a nossa cozinha contemporânea. Só assim a cozinha será respeitada”.

Dedé usou como exemplo a carne de sol, presente no arroz carreteiro –um dos pratos mais que confirmados na Comitiva– e que também se repete em outros pratos de forma diferente. A chef prosseguiu reiterando que muitos pratos têm um mesmo nome, mas variam de Norte a Sul do Brasil graças às peculiaridades locais. “Nossa carne de sol é muito diferente da maneira de preparar o charque, a carne seca”, disse, apontando a principal diferença o processo de secagem à sombra e ao vento.

Essa cautela passa também pela parceria com os pequenos produtores, que são os fornecedores dos itens a serem usados nos pratos. “Buscamos sempre mais parcerias nesse sentido, porque nosso Estado é muito pequeno e, às vezes, não consegue a fidelização da parceria”, pontuou. No processo, busca-se fazer com que cada cozinheiro “adote” um pequeno produtor, assumindo o compromisso de adquirir parte da produção pequena “faça chuva ou faça sol”.

O processo inclui até itens pouco conhecidos da gastronomia local. “Não pode limitar só na mandioca, no milho ou na carne de sol. São icônicos, mas não pode ficar peso a isso. Tem outros ingredientes que não são muito citados, como o jenipapo, que se encontra com facilidade”, citou Dedé, apontando experiências positivas com o fruto. A castanha de baru é outro ingrediente requisitado. A Comitiva dos Chefs abrirá espaço para estes e outros produtos focados na alimentação –como as plantas não convencionais e as flores comestíveis. “Temos cozinha autoral em Mato Grosso do Sul”, salientou.

Referência

Dedé Cesco ainda comentou o fato de que Campo Grande vem se tornando referência culinária fora de Mato Grosso do Sul, mesmo sem que os pratos locais sejam dominados nas cozinhas dos lares.

Ela citou que a Feira Central é lar do sobá, “um prato tão popular e que não é preparado no dia a dia da dona de casa. Estamos no único Estado do país que tenho informação onde um prato que é tão badalado, tão comentado e tanta gente vem provar, que em casa não se sabe preparar”. Dedé aponta que cada povo tem seu “segredinho” na produção das diferentes variantes do prato.

A chef ainda pontuou a origem “rústica” da culinária local, com forte raiz na cozinha tropeira, “mas que hoje, cada vez mais, apropria desta culinária para criar novos pratos a partir desta origem tão maravilhosa”.

Sintonize – Com produção de Rose Rodrigues e Alisson Ishy e apresentação de Maristela Cantadori e Anderson Barão, o Bom Dia Campo Grande permite a você começar o seu dia sempre bem informado, por meio de um noticiário completo, blocos temáticos e entrevistas sobre assuntos variados. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h30, na Educativa 104.7 FM e pelo Portal da Educativa.  Os ouvintes podem participar enviando perguntas, sugestões e comentários pelo WhatsApp (67) 99333-1047 ou pelo e-mail bomdiacampogrande2018@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *