28 de março de 2024 - 21:58

De Bonito para o mundo: estilista faz carreira internacional e volta a MS para evento que alia moda e arte

Nascido em Bonito, interior de Mato Grosso do Sul, Lucas Nascimento, 36 anos, hoje figura entre os grandes nomes da moda mundial. Criado na fazenda e filho de mãe tricoteira, ele partiu do Brasil em busca de um sonho e acabou se formando pela University of the Arts London e pelo London College of Art.

Em Londres criou sua própria marca e se tornou consultor de grandes grifes do cenário londrino. Quando começou, tinha o tricô como principal característica de seu trabalho, hoje definido como ‘high-tech’, ou malharia retilínea. Também trabalhou com Sid Bryan, artista do tricô, conhecido por suas peças esculturais, criadas para os desfiles de Alexander McQueen, Luella, Gilles Deacon e outros

Morando em Londres há 16 anos e com uma agenda disputada, o estilista volta ao solo sul-mato-grossense no próximo dia 20 de outubro especialmente para participar da Mover Fashion, no MARCO (Museu de Arte Contemporânea), evento que alia moda e arte, tendo o fomento à economia criativa como principal proposta.

“Estou extremamente feliz em participar desse evento inédito em Mato Grosso do Sul. Já participei de semanas de moda em Londres, ​São Paulo e Rio de Janeiro, mas nunca tive a oportunidade de acompanhar algo semelhante no Estado em que fui criado. Me integrar a ​essa iniciativa e falar sobre meu trabalho é realmente especial”, revela o estilista.

Lucas Nascimento participa da abertura do evento e durante seu talk-show 40 anos de Lifestyle de MS, onde falará como sua vivência em Mato Grosso do Sul influenciou sua trajetória no acirrado mercado internacional​.

​“Moda e arte caminhando juntas é ​sempre atual ao redor do mundo. Eu, assim como outros estilistas visitamos galerias, buscamos inspirações na arte assim como muitos artistas se inspiram na moda. ​É fascinante ver isso acontecendo em Mato Grosso do Sul, é uma ideia arrojada”, conta Lucas.

Mover Fashion

Evento inédito no Estado por aliar moda, arte, economia criativa, arquitetura, design e empreendedorismo, a iniciativa ​se integra no campo das artes, com as exposições permanentes: “Bicho de Corpo Mole, mas de Pele Boa”, do artista Genivaldo Amorim,que promete surpreender ​numa intervenção nada comum que será produzida pelo renomado estilista Luiz Gugliatto; “Design Paramétrico”, do ​arquiteto Adriano​ Lima, que ​explora o papelão como recurso visual supreendente; “O Centro é Azul”, de Érika Malzoni; “Eu com meus Botões, de Sônia Corrêa e “Sonho de Consumo e Pesadelo”, de Walter Lambert.

A programação inclui a abertura oficial com Lucas Nascimento e a jornalista, com vasta experiência em moda e repórter de TV, Mônica Salgado. Ambos participam do Talk Show ​”40 anos de Lifestyl​e​ do MS”,  no dia 20 (sexta-feira), quando ocorre ainda desfile da marca Schutz.

Já no dia 21 (sábado), Solange Brum​franqueada destaque de O Boticário, apresenta a palestra/ talk-show “Impulsionando uma Franquia”. Ocorrem ainda ​o talk show “Necessaire Fashion”, com ​​a stylist Adriana Estivalet; ​o workshop “Design Paramétrico – da Arquitetura à Embalagem”, com Gilfranco e Grupo Algo​+Ritmo​ e o desfile Designers Contemporâneos unindo grandes talentos da moda apoiados no evento pela Sindivest/MS​.

No domingo, dia 22, o workshop “Design Paramétrico​” segue em seu segundo dia e a Uniderp apresenta talentos no desfile Laboratório de Design​ers.O evento encerra com uma surpreendente ​Art-Intervenção, com o stylist Luiz Gugliatto.

​A Mover Fashion tem apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Sebrae/MS​, Senac, Senai, Sindivest/MS​ e Hotel Deville.​ A realização é da empresa Mover Produção Executiva.​ As inscrições devem ser feitas pelo www.letsmover.com/programacao

Com informações de Capital News