20 de abril de 2024 - 08:00

De Big Mama Thornton ao Blues de Taj Mahal: esse é o Blues & Derivados

Big Mama Thornton tocando bateria.

O Blues & Derivados de hoje (15) traz Big Mama Thornton, destaca o disco “The Natch’l Blues” do músico Taj Mahal, homenageia o carioca José Boaventura e ainda traz o Blues da Turquia! Clayton Sales traz tudo isso e muito mais no programa de hoje.

Big Mama Thornton nasceu Willie Mae Thornton em Montgomery, Alabama, em 11 de dezembro de 1926. Seu primeiro contato com a música foi na igreja Batista onde seu pai era pastor e sua mãe cantora. Ela e seus seis irmãos integraram o coro da igreja e começaram a cantar quando ainda eram bem novos. Big Mama deixou Montgomery aos 14 anos, em 1941, logo após a morte de sua mãe. Ela se juntou ao “Sammy Green’s Hot Harlem Revue” no qual se manteve durante sete anos. Foi com Sammy Green que Thornton obteve experiência de palco e canto.

Além de cantar, Thornton também tocava bateria e harmônica em suas apresentações. O apelido Big Mama foi consolidado quando ela gravou a canção “They Call me Big Mama” em 1952, música que chegou a ser regravada por outros grandes artistas como o Rei do Rock, Elvis Presley. “Ball ‘n’ Chain” foi regravada por Janis Joplin em um desempenho lendário da cantora. Thornton faleceu aos 57 anos em 1984.

O disco de Taj Mahal “The Natch’l Blues”.

Nascido Henry Saint Clair Fredericks em 17 de maio de 1942 na cidade de Nova York, Taj Mahal é reconhecido pelo trabalho no Blues tocando vários instrumentos além de compor para o cinema. Taj Mahal já ganhou dois grammys ao longo de sua carreira. Sua música explora as raízes do Blues misturando com ritmos não tradicionais ao Blues como a música caribenha, da África do Sul e do Pacífico. O álbum “The Natch’l Blues” foi lançado em 1968, é o segundo álbum de estúdio onde Taj toca guitarra, gaita e canta além de compor os arranjos básicos do disco.

José Boaventura Sá Rosa nasceu no Rio de Janeiro em 17 de dezembro de 1955 e logo na infância veio morar em Campo Grande. Por mais de 30 anos, José foi parte da música regional sul-mato-grossense com seu virtuosismo musical. Em 1982 integrou o disco “Prata da Casa” gravado ao vivo com outros músicos da nossa terra. Seu primeiro álbum solo foi lançado em 1995, “Oceanos no Céu”, seguido por “Blues e Sonho no Rio dos Tuiuius” em 2002.

José Boaventura foi um grande virtuoso da música regional.

Boaventura se apresentou em vários locais como o Clube do Jazz, Stones Blues Bar, Bar Fly, Projeto Sesc Encena (Teatro Prosa) e Usina Conceição Ferreira, entre outros tantos. Em 2004 participou do primeiro CD coletânea de Rock de MS, o “Bônus Track”, com a canção “Entre o medo e o poder”, de sua autoria. José Boaventura veio a falecer 1 ano depois em 21 de abril de 2005 deixando um belo legado ao Blues do nosso estado.

Sintonize – Com apresentação de Clayton Sales, o programa Blues & Derivados vai ao ar aos sábados, das 17h às 20h, na FM 104,7. O programa também pode ser acompanhado ao vivo pelo Portal da Educativa (na aba “Ouça a Rádio”).