O Blues & Derivados de hoje (15) traz Big Mama Thornton, destaca o disco “The Natch’l Blues” do músico Taj Mahal, homenageia o carioca José Boaventura e ainda traz o Blues da Turquia! Clayton Sales traz tudo isso e muito mais no programa de hoje.
Big Mama Thornton nasceu Willie Mae Thornton em Montgomery, Alabama, em 11 de dezembro de 1926. Seu primeiro contato com a música foi na igreja Batista onde seu pai era pastor e sua mãe cantora. Ela e seus seis irmãos integraram o coro da igreja e começaram a cantar quando ainda eram bem novos. Big Mama deixou Montgomery aos 14 anos, em 1941, logo após a morte de sua mãe. Ela se juntou ao “Sammy Green’s Hot Harlem Revue” no qual se manteve durante sete anos. Foi com Sammy Green que Thornton obteve experiência de palco e canto.
Além de cantar, Thornton também tocava bateria e harmônica em suas apresentações. O apelido Big Mama foi consolidado quando ela gravou a canção “They Call me Big Mama” em 1952, música que chegou a ser regravada por outros grandes artistas como o Rei do Rock, Elvis Presley. “Ball ‘n’ Chain” foi regravada por Janis Joplin em um desempenho lendário da cantora. Thornton faleceu aos 57 anos em 1984.
Nascido Henry Saint Clair Fredericks em 17 de maio de 1942 na cidade de Nova York, Taj Mahal é reconhecido pelo trabalho no Blues tocando vários instrumentos além de compor para o cinema. Taj Mahal já ganhou dois grammys ao longo de sua carreira. Sua música explora as raízes do Blues misturando com ritmos não tradicionais ao Blues como a música caribenha, da África do Sul e do Pacífico. O álbum “The Natch’l Blues” foi lançado em 1968, é o segundo álbum de estúdio onde Taj toca guitarra, gaita e canta além de compor os arranjos básicos do disco.
José Boaventura Sá Rosa nasceu no Rio de Janeiro em 17 de dezembro de 1955 e logo na infância veio morar em Campo Grande. Por mais de 30 anos, José foi parte da música regional sul-mato-grossense com seu virtuosismo musical. Em 1982 integrou o disco “Prata da Casa” gravado ao vivo com outros músicos da nossa terra. Seu primeiro álbum solo foi lançado em 1995, “Oceanos no Céu”, seguido por “Blues e Sonho no Rio dos Tuiuius” em 2002.
Boaventura se apresentou em vários locais como o Clube do Jazz, Stones Blues Bar, Bar Fly, Projeto Sesc Encena (Teatro Prosa) e Usina Conceição Ferreira, entre outros tantos. Em 2004 participou do primeiro CD coletânea de Rock de MS, o “Bônus Track”, com a canção “Entre o medo e o poder”, de sua autoria. José Boaventura veio a falecer 1 ano depois em 21 de abril de 2005 deixando um belo legado ao Blues do nosso estado.
Sintonize – Com apresentação de Clayton Sales, o programa Blues & Derivados vai ao ar aos sábados, das 17h às 20h, na FM 104,7. O programa também pode ser acompanhado ao vivo pelo Portal da Educativa (na aba “Ouça a Rádio”).