plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

23 de abril de 2024 - 15:05

Lendários do Reggae vão abrilhantar o Xaymaca Reggae deste domingo na Educativa FM 104,7

O programa Xaymaca Reggae deste domingo (19/1), das 22h à meia noite, na Educativa FM 104,7, destaca Inna de Yard – A Alma da Jamaica, com os lendários do Reggae jamaicano.

Nas colinas acima de Kingston, um grupo icônico de músicos veteranos do Reggae jamaicano se reuniu para voltar às suas raízes”. O DVD e o LP de vinil foram lançados no ano passado, e essa semana o álbum foi disponibilizado nas plataformas digitais em todo mundo.

Para todos aqueles que perderam a exibição deste filme único, a espera acabou – Inna De Yard está agora disponível em DVD! A aventura cinematográfica de Peter Webber captura a magia por trás dos lançamentos homônimos de 2017 e 2019, apresentando as vidas e obras dos artistas veteranos como Ken Boothe, Kiddus I, Winston McAnuff e Cedric Myton. Outros membros do elenco importantes são Judy Mowatt, The Viceroys, Derajah, Var And Jah9, bem como os músicos Kush, Fonso, Worm, Bopee, Bubbler And Nadia Harris McAnuff.

SINOPSE

“O estado original da criação, apenas tocando no jardim”. Esse é o objetivo do projeto Inna de Yard, que reúne as lendas do Reggae jamaicano para regravar seus hits do passado. Mas desta vez eles estão fazendo versões acústicas no jardim de uma bela mansão, junto com uma nova geração. Esses ícones grisalhos do mundo do Reggae – Ken Boothe, Winston McAnuff e Kiddus I – podem não ser tão ágeis como eram antes, mas isso não faz nada para atenuar seu ânimo. E há o fluxo de histórias sobre os anos de glória, quando eles se apresentaram ao lado de Bob Marley e Peter Tosh.

Neste documentário delicioso e animado, o diretor Peter Webber “Girl With a Pearl” (Garota com um brinco de pérola) mistura sessões de gravação com cenas da turnê de acompanhamento da Europa e mostra como o papel do Reggae tem sido gigantesco na história da Jamaica. Um dos músicos resume perfeitamente: “Alguns países têm diamantes, alguns têm óleo, nós temos música Reggae”.

Com o seu DVD em mãos você pode dar uma olhada no próprio filme. Primeira cena: uma rua enevoada com uma névoa matutina, cães latindo, um homem caminhando em direção à câmera, bolsa na mão. O mesmo homem é mostrado subindo uma trilha da floresta na próxima tomada, chegando a uma cabana de madeira. Ele está nos falando sobre seu ofício, que está consertando pianos. Corta para pilhas de registros e colinas circundantes. Enquanto o observamos afinando um piano em pé na varanda da casa, uma introdução suave para piano anuncia o início do filme, diminuindo o zoom da varanda e desaparecendo nas palavras citadas acima.

A próxima cena mostra a grande sala de concertos do Le Trianon em Paris, cheia de pessoas aplaudindo Ken Boothe no palco. No restante do filme, as cenas alternam entre esse show ao vivo, a casa em Stony Hill, St. Andrew e lugares diferentes em Kingston e nos arredores. Não apenas testemunhamos a reunião dos cantores e músicos mencionados anteriormente na casa de Winston, como também parte das gravações acústicas realizadas lá, mas também somos levados de volta às raízes do Reggae por Sammy, o colecionador. Enquanto ele conta a história, vemos trechos raros de filmes da Jamaica nos anos 60 e 70 – pessoas na rua, na dança ou durante encontros violentos com a polícia. Também somos levados ao estúdio com o jovem Cedric Myton, Winston, Kiddus I e Ken Boothe, que começaram a cantar desde a idade dos 10 anos.

Um por um, eles nos falam sobre os altos e baixos de suas vidas, visitando lugares ou pessoas que são ou foram importantes para eles. Intimamente entrelaçada com suas vidas está à história de suas canções, que é igualmente enfatizada. Assim, acompanhamos Cedric Myton em uma viagem de barco enquanto ele fala sobre o hit do Congo a pedrada “Row Fisherman Row”; seguimos Kiddus I até as Cataratas de Kwame, como pano de fundo da bela “If You Love Me”, e encontramos a esposa de Ken Boothe, com quem ele se lembra do sucesso de sua versão cover de “Everything I Own”. Nós ainda o vemos perambulando pelas ruas, conversando com amigos e estranhos. “A música não vem em primeiro lugar para mim, são as pessoas que vêm em primeiro lugar!”

Uma e outra vez lágrimas caem bem nos meus olhos, tanto porque a música é tão bonita e porque o que aprendemos é profundamente tocante. Derajah, um dos artistas mais jovens envolvidos, mostra-nos o local onde sua irmã mais velha foi baleada, uma experiência que ele tenta lidar na música “Tribute To My Sista”, e Winston McAnuff luta para contar o trágico assassinato de seu filho Matthew McAnuff, cuja música “Be Careful” também faz parte do álbum e da turnê. Como para amenizar o impacto desse triste conto, é diretamente seguido por uma das minhas cenas favoritas do filme: a instalação de um carrossel no quintal de Winston e as crianças que o tomam de posse.

Depois que Judy Mowatt e Var tiveram sua vez, o filme termina com cenas do ônibus da turnê e, mais uma vez, do show em Paris. Os créditos finais são exibidos ao som de “Let The Teardrops Fall”, de Ken Boothe , e à visão da pintura de um mural que foi usado como material de mídia. Um pouco decepcionante é a falta de material bônus no DVD – teria sido uma excelente oportunidade para colocar uma ou duas (ou três) videoclipes lá, para adicionar algum conhecimento aprofundado, algumas críticas ou comentários do diretor. Também estou faltando uma menção ao membro do Inna De Yard Earl “Chinna” Smith, que não só pode ser visto como o pai fundador do projeto, mas também reside no original “Inna De Yard” , como elogiado na música de Jah9 “Steamers A Bubble”.

Com Inna De Yard – A Alma da Jamaica, Peter Webber e sua equipe, entre eles Gael Nouaille, Laurent Flahault, Laurent Baudens e Yann Legay, criaram uma viagem visual deslumbrante à cultura Reggae original da Jamaica. Usando ângulos vívidos, (olho de pássaro, nível dos olhos, close-ups, sobre o ombro e até fotos de rastreamento) e edição inteligente, (como, quando os aplausos da plateia em Paris desaparecem nos respingos) chuva nas ruas de Kingston). Com legendas em alemão e francês, o filme deve ser compreensível também para quem não está acostumado com os patois jamaicanos. Está rotulado como adequado para o público de 6 anos ou mais, então reúna sua família, aconchegue-se no sofá e aproveite esta viagem cultural!

Inna De Yard ‎– Inna De Yard

Selo: Chapter Two ‎– 3358276, Wagram Music ‎– 3358276

Formato: MP3, 2 × Vinyl, LP, Album, Stereo, 180g

País: France

Lançado: 2020

Genre: Reggae

Style: Roots Reggae, Dub

Tracklist:

01 Kiddus I – If You Love Me

02 Winston McAnuff – Malcolm X

03 Cedric Myton – Row Fisherman

04 Ken Boothe – Everything I Own

05 The Viceroys – Ya Ho

06 Horace Andy – Ain’t No Sunshine

07 Judy Mowatt & Jah9 – Black Woman

08 Kiddus I – Survive

09 Cedric Myton – Rebellion in Heaven

10 Var, Derajah & Winston McAnuff – Be Careful

11 Derajah – Tribute To My Sista

12 Ken Boothe – Speak Softly Love

13 Var – Live Good

Fonte:

Reggaeville

https://www.reggaeville.com/artist-details/inna-de-yard/releases/mode/review/release/inna-de-yard-the-soul-of-jamaica-1/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *