plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

16 de abril de 2024 - 15:06

Curso ensina técnicas de reconhecimento de plantas medicinais para confecção de remédios

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso do Sul (Senar/MS) vai realizar entre os dias 21 e 24 de agosto, o curso de Preparo de Remédios Caseiros em Bonito, que, entre outras técnicas, ensina os participantes a identificar plantas medicinais por meio de seleção visual.
Com origem no conhecimento popular, a fitoterapia é uma das práticas mais antigas da humanidade. No curso, são ensinadas técnicas para a produção de xaropes para tosse, pomadas cicatrizantes, tinturas calmantes, comprimidos contra vermes intestinais, xampus anticaspa e contra queda de cabelo, sabonetes, entre outros.
Segundo informações da página oficial do Senar, a variedade de plantas utilizadas na manipulação dos remédios é grande, indo desde as mais conhecidas, como boldo, alecrim e hortelã, até guaco e assa-peixe. “As plantas que utilizamos dependem da região onde o curso está sendo ministrado. Mas as mais comuns são boldo, terramicina, capim-cidreira, carqueja. Também trabalhamos com cascas de algumas árvores do cerrado, como jatobá e ipê roxo”, detalha a bióloga e instrutora do SENAR/MS, Roselea Curi Dolores.

Ainda segundo ela, apesar das inúmeras vantagens, o uso de plantas medicinais não é isento de riscos. As plantas podem conter substâncias tóxicas e/ou alergênicas, podem estar contaminadas ou até mesmo interagir com outras medicações, causando danos à saúde. Por isso, a identificação e a dosagem correta das plantas manipuladas são essenciais. “Não é porque é natural que não pode fazer mal à saúde. O importante é saber como as plantas serão utilizadas e a dosagem correta na manipulação, além dos cuidados básicos com a higiene”, salienta Roselea. A dosagem no consumo também deve ter atenção. Todo princípio ativo terapêutico é benéfico se utilizado na quantidade recomendada.

Para participar é necessário ter idade mínima de 18 anos, ser alfabetizado e ser trabalhador rural. Estão disponíveis 12 vagas. A capacitação será realizada na sede do Sindicato Rural do município.
Informações: (67) 3255-1615.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *