25 de abril de 2024 - 15:57

Curso Disseminadores da Educação Fiscal tem inscrições prorrogadas

As inscrições para a primeira turma do Curso Disseminadores da Educação Fiscal do ano foram prorrogadas e vão até o dia 15 de abril. Os interessados devem se cadastrar pelo portal da Escolagov (Escola de Governo de Mato Grosso do Sul). O início das aulas também foi adiado e agora está marcado para 19 de abril.

Desde o dia 10 de março as vagas para o curso estão abertas no portal da Escolagov. Inicialmente a data de encerramento dos cadastros seria 28 de março, mas diante do aumento de casos da Covid-19 em Mato Grosso do Sul e das medidas de restrição para contenção do vírus, o período de inscrição foi prorrogado.

Agora, os interessados podem se cadastrar até o dia 15 de abril. Neste semestre são disponibilizadas 300 vagas. O curso acontece na modalidade EaD (Educação à Distância). Ao todo, são oferecidas 120 horas de conteúdo, divididos em cinco módulos de aprendizagem.

O curso tem como objetivos sensibilizar o cidadão para a função socioeconômica do tributo; oferecer conhecimentos sobre administração pública; incentivar o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos e criar condições para uma relação harmoniosa entre o Estado e o cidadão.

O início das aulas, antes marcado para o dia 5 de abril, agora acontece no dia 19 de abril. O cadastro do aluno deve ser feito através do portal da Escolagov.

Cidadania se aprende e também ensina

Todo semestre uma nova turma do curso de Disseminadores da Educação Fiscal é aberta em Mato Grosso do Sul. O último ocorreu entre os dias 19 de outubro de 2020 a 17 de janeiro de 2021 e contou com 226 inscritos. Desses, 36% foram aprovados.

Ao fim do curso, os alunos produziram projetos para o desenvolvimento da educação fiscal na sociedade. Foram 106 projetos elaborados ao longo do curso, alguns deles com potencial para serem realizados em sala de aula, mesmo na modalidade remota, o que acontece desde o início do ano passado por conta da Pandemia.

“Ler as avaliações dos alunos nos enche de esperança de que a mudança interna passa pela “Educação Fiscal”. Provocar e discutir sobre o assunto em sala de aula, sejam presenciais ou virtuais, já é um bom começo. A partir da experimentação de uma cidadania plena, nos tornamos cidadãos mais conscientes, pois formamos um “novo olhar” sobre a vida em sociedade”, afirmou Ana Cristina Mendes, uma das tutoras do curso.

Serviço – Para mais informações entre em contato com a Escolagov, pelo telefone (67) 3321 – 6100 ou com a Unidade de Educação Fiscal nos números (67) 3389 – 7821 e 3389 – 7822.

Geisy Garnes, Sefaz
Arte: Sefaz