19 de abril de 2024 - 11:50

Curso a distancia é ideal pra quem busca capacitação mas tem pouco tempo; Escolagov oferta cinco opções

Os cursos na modalidade a distancia (EAD) são ideais pra quem busca praticidade, flexibilidade, comodidade, economia de tempo e principalmente a economia financeira. Pensando nesses quesitos fundamentais para o dia a dia do servidor que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD) através da Fundação Escola de Governo (Escolagov) tem buscado oferecer cursos de aperfeiçoamento para seus colaboradores nessa modalidade de ensino.

Os cursos com inscrições abertas para novas turmas são: Atendimento ao Cidadão, Ética no Serviço Público, Gestão Estratégica de Pessoas e Planos de Carreira, Legislação Aplicada à Logística de Suprimentos e Orçamento Público. Todos gratuitos são voltados ao aperfeiçoamento profissional de servidores estaduais, municipais e federais. Com exceção do curso de Orçamento Público que recebe inscrições até dia 1º de julho, os demais recebem inscrições até o dia 28 de junho.

Para fazer a inscrição basta acessar o endereço eletrônico da Escolagov no www.escolagov.ms.gov.br e clicar no banner virtual “Cursos Escolagov” na lateral esquerda da página. Informações adicionais podem ser obtidas na Fundação Escola de Governo pelo telefone (67) 3321-6100 ou através do e-mail ead@escolagov.ms.gov.br.

Capacitação X Gestão por Competências

A capacitação do servidor público tem sido um tema bastante discutido nos últimos meses pela administração Estadual que lançou no mês de abril o Projeto de Gestão por Competências, voltado ao desenvolvimento e valorização do servidor público através de um modelo diferenciado de gestão de pessoas, com enfoque no desenvolvimento dos servidores e o aperfeiçoamento de suas habilidades e competências. “O objetivo é que o Estado tenha servidores cada vez mais preparados para atender a população do Estado, ao mesmo tempo em que valoriza, reconhece e motiva o servidor que presta esses serviços. E o Governo do Estado junto com a Escolagov dará esse suporte, oferecendo cursos que possam potencializar as habilidades do servidor em qualquer que seja a função que ele exerça” pontua o secretário de administração Carlos Alberto de Assis.

O projeto que desde o ano passado vem sendo executado em formato piloto no Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) será implantado por etapas nos órgãos públicos estaduais, tendo início nesse segundo semestre nas pastas estratégicas do Governo do Estado com o mapeamento das competências existentes.

A iniciativa já vem sendo desenvolvida em várias empresas públicas do País como Funasa, Emprapa, Banco do Brasil, Secretaria de Saúde do Governo do Espírito Santo, Banco Central, Supremo Tribunal de Justiça, Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo, Secretaria de Desenvolvimento do Estado da Bahia.

Mireli Obando – Assessoria de Comunicação da SAD