19 de abril de 2024 - 00:51

Cumprindo compromisso, Governo do Estado inaugura unidade da UEMS de Campo Grande

A unidade universitária de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) será inaugurada nesta segunda-feira (3), às 9h30. A Unidade fica localizada na rodovia MS-080, saída para Rochedo, na Capital.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), cumpriu o compromisso e a meta de entregar o prédio da unidade da UEMS de Campo Grande antes do início das aulas do segundo semestre da Universidade.

Para o reitor Fábio Edir dos Santos Costa, o prédio é a realização de antigo anseio da Universidade que, até então, não tinha na capital uma estrutura adequada para o desenvolvimento das atividades acadêmicas. “Além de ganharmos uma nova unidade, Campo Grande ganha um novo cartão postal, pois quem visitar o novo prédio verá como ficaram bonitas as instalações”, disse o reitor.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, a obra foi entregue conforme planejamento realizado em janeiro e totalizou investimentos de cerca de R$ 47 milhões. A Unidade será entregue já com os mobiliários instalados.

Serão ofertados na Unidade os cursos de Artes Cênicas, Geografia, Letras Português-Espanhol e Português-Inglês, Letras Bacharelado, Pedagogia, Medicina, Turismo e cursos de Pós-Graduação – mestrados em Letras, ProfLetras e Educação.

A nova Unidade Universitária ocupa um terreno de 120 mil m², com cerca de 21 mil m² de área construída, as instalações contam com sete blocos distribuídos em salas de aula e administrativos, laboratórios, biblioteca, um anfiteatro próprio, passarelas, bicicletários, subestação, guaritas, além de um lago artificial central e colunas inspiradas em pinturas indígenas.

No primeiro bloco da UEMS de Campo Grande está o espaço definido como “Convívio”. No segundo os cursos de Artes Cênicas e Turismo. Já no bloco 3 o curso de Letras e no quarto (bloco 4) o setor de Administração, Urbanismo e Infraestrutura. Nos blocos 5, 6 e 7 ficam os cursos de Medicina, ala de laboratórios e os cursos de Geografia e Pedagogia.

O reitor Fábio Edir entende que a entrega da obra confirma o compromisso do Governo com a instituição e afirma que o complexo de prédios da unidade universitária da capital atende uma das demandas mais antigas da UEMS e beneficiará toda a comunidade acadêmica e a população em geral.

Para o Alencar Ferri, diretor de Infraestrutura da Universidade (Dinfra), a construção da unidade universitária da UEMS de Campo Grande amplia a visibilidade da Instituição na capital do Estado, uma vez que o município era o único que não tinha um prédio próprio devidamente adequado às atividades acadêmicas. “Trata-se de uma obra complexa do ponto de vista estrutural e estamos muito satisfeitos com o resultado”, afirma Alencar.

Assessoria de Comunicação da UEMS