28 de março de 2024 - 19:55

Cultura faz evento híbrido nesta quinta para tirar dúvidas do FIC

Foto: Ricardo Gomes

Para tirar as dúvidas sobre os projetos que podem ser inscritos para o FIC (Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul), a Fundação de Cultura realiza nesta quinta (9 de fevereiro), a partir das 14 horas, evento híbrido no auditório do Museu da Imagem e do Som (Fernando Correa da Costa, 559, 3º Andar) e no canal do Youtube (https://www.youtube.com/@fundacaodeculturamsoficial).

O prazo final para as inscrições no FIC termina em 17 de fevereiro.

O objetivo é contemplar a produção cultural sul-mato-grossense, fomentando a criação e a difusão da produção artística em sua diversidade de manifestações. O total de recursos disponibilizado é de R$ 8 milhões.

Para o secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Miranda, a iniciativa tem o objetivo de fomentar projetos por todo o Estado. “É muito importante um edital como o FIC, que possibilita o financiamento de muitos projetos por todo o Estado. É fomentar a cultura democraticamente e com essa transversalidade de ações em todas as áreas de abrangência”.

Podem concorrer pessoas físicas, com efetiva atuação na área cultural – como artistas, produtores culturais e técnicos da área cultural, entre outros – e pessoas jurídicas de direito público ou privado, de natureza cultural, sem fins lucrativos. O valor total dos recursos será dividido em duas linhas de apoio: R$ 6,4 milhões para pessoas físicas e pessoas jurídicas de direito privado de natureza cultural sem fins lucrativos; e R$ 1,6 milhão para pessoas jurídicas de direito público, ou seja, prefeituras ou órgãos municipais de cultura.

Segundo o presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Max Freitas, o FIC é um dos editais de fomento mais importantes da instituição. “É com ele que conhecemos os mais diversos projetos para do nosso Estado. São ações que além de levar cultura, geram renda, empregos diretos e indiretos”.

Foto: Edemir Rodrigues

Quanto e o quê?

O valor máximo por projeto é de R$ 250 mil. Os projetos deverão ser encaminhados ao FIC/MS por via postal, carta com AR (Aviso de Recebimento) ou por Sedex, também com AR. As inscrições devem ser apresentadas em formulário padrão, conforme modelo estabelecido pela FCMS-FIC/MS e disponível no site www.fundacaodecultura.ms.gov.br.

Serão contemplados projetos nas áreas de Artes Cênicas (Teatro, Dança, Circo, Ópera); Artes Visuais (Plásticas, Gráficas, Fotografia, Mídias Digitais, Assemblage, Grafite, Video Arte, Desenho, Escultura, Colagem, Pintura, Instalação; Gravura: Litogravura, Xilogravura, Gravura em Metal e Congêneres), Design e Moda; Audiovisual; Artesanato; Livro, Leitura, Escrita, Literatura; Música; Patrimônio Cultural; Museus, Arquivo; Cultura Popular Tradicional, Contemporânea e de Rua; Capoeira; e Gastronomia.

Confira o cronograma do FIC:

Publicação do Edital no Diário Oficial 21/12/2022

Recebimento das Inscrições

26/12/2022 a 17/2/2023

Publicação da relação de inscritos 28/2/2023

Publicação da relação de habilitados

6/4/2023

Prazo para Recurso 10 a 14/4/2023

Publicação de Recursos Interpostos

20/4/2023

Prazo para impugnação de recurso 24 a 28/4/2023

Divulgação do resultado do recurso