Com um ano de atividades, a Horta da Esperança, instalada no CPAIG (Centro Penal Agroindustrial da Gameleira), demonstrou seu impacto positivo na comunidade ao realizar, no último dia 3 de outubro, a doação de cerca de 300 kg de hortaliças para crianças e adolescentes da Escola Estadual Prof. Silvio Oliveira dos Santos.
Essa ação beneficiou aproximadamente 150 famílias, com a doação de 700 pés de verduras e folhagens.
A equipe da REDE E foi ver de perto esse projeto. Confira na reprotagem com Leonardo Paraná:
A iniciativa é uma parceria entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, destacando a importância na ressocialização dos detentos e no auxílio às comunidades carentes.
O projeto foi idealizado pelo juiz Albino Coimbra Neto, com início oficial em 19 em outubro de 2023; neste período a Horta da Esperança já doou mais de 7 toneladas de alimentos a 15 escolas que participam do projeto Revitalizando a Educação com Liberdade, totalizando mais de 47 toneladas produzidas.
Com uma área de cerca de três hectares, a horta não só fornece alimentos frescos, como também é uma fonte de remuneração para os internos. Parte da produção é vendida, enquanto outra é doada a escolas públicas e entidades beneficentes.
Recentemente, foram doadas alfaces, cebolinhas, salsas, couves e acelgas. Atualmente, 10 internos que trabalham no cultivo de hortaliças, legumes e frutas.
Com informações da Agepen e TJMS
Foto destaque: João Carlos Castro/Famasul