Centro de referência de saúde em Mato Grosso do Sul, o Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão (HCAA) passa por uma delicada crise financeira, que tem afetado contratos com profissionais e fornecedores.
De acordo com a diretoria da instituição, o desequilíbrio entre receita e despesa foi pauta de reunião com o Ministério Público do Estado em novembro do ano passado. Para recuperar a saúde financeira, o Hospital depende de reajuste dos repasses municipal e estadual e da revisão da tabela SUS, cujos valores, segundo a diretoria, são ultrapassados.
O déficit mensal giram em R$ 700 mil.
A demanda por atendimento na pandemia de Covid-19 também impactou as finanças da instituição. Foram 48.321 procedimentos em 2020 e 83.196 no ano seguinte, baseados em tratamentos contra neoplasias, com equipe multiprofissional especializada, infraestrutura e insumos de altíssimo custo.
Atualmente 99% dos pacientes atendidos no HCAA são oriundos dos SUS, admitidos via Sistema de Regulação (Sisreg), de todo o Mato Grosso do Sul. A unidade hospitalar conta com uma equipe de 421 funcionários.
Saiba mais detalhes sobre a situação financeira do Hospital do Câncer Alfredo Abraão na reportagem especial de Priscila Trauer ao Jornal da Educativa: