O programa “Tá na Rua” desta semana, transmitido nesta quarta (4 de dezembro) pela Rede Educativa, abordou a nova credencial de vagas destinadas a idosos e pessoas com mobilidade reduzida, que agora se tornou mais um documento digital. Os repórteres foram até a Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran) para entender e explicar melhor como funciona este novo serviço.
A credêncial é um documento obrigatório que permite idosos e pessoas com deficiência (PCDs) a estacionarem nas vagas reservadas em estabelecimentos. E agora pode ser feita no conforto de casa pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
De acordo com Ailton Nunes, coordenador da Senatran, o documento digital está disponível para as pessoas acima de 60 anos que tem ou tiveram carteira de habilitação e também para as PCDs que estejam na base de registro de referência da pessoa com deficiência. “Para que não precise usar o documento no veículo, é necessário que faça a veículação [da carteira digital de estacionamento] ao veículo”, afirma o coordenador.
Para obter o documento, que é vitálicio e válido por todo o território nacional, é necessário apenas abrir o aplicativo da CDT, ir para a aba “Condutor” e em seguida selecionar “Credencial de idosos”, depois é só emitir o documento, de forma simples, digital e rápida.
Apesar do novo documento ser digital, a versão física da credencial ainda existe e pode ser utilizada. Muitos idosos ainda tem resistência em aderir ao documento, como é o caso da analista Ervania Marsiglia. “Fica um pouco mais complicado pra pessoa de idade, porque até pegar o celular, abrir e procurar e tal… por isso eu prefiro ter as duas”.
A Agência Municipal de Trânsito (Agetran) continua emitindo a versão física. Para obter o documento, basta levar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Certidão de Pessoa Física (CPF) e um comprovante de residência.
Apenas a fiscalização irá verificar se o motorista que estaciona em vaga especial tem o documento da Senatran, e caso não possua, receberá uma multa gravíssima, sujeito a 7 pontos na carteira além do valor em dinheiro. “A credêncial física deve estar sobre o paínel do veículo, porém agora tem uma mudança, como a placa do veículo também pode ser credênciada, esta placa deve ser consultada pelo agente de trânsito”, explica Paulo da Silva, diretor presidente da Agetran.
Confira essas e outras informações no Tá na Rua:
Tá na Rua
O programa apresentado pelo bolsista João Vitor Marques e pela jornalista Priscila Trauer tem a missão de levar informação, conscientização e promover a educação no trânsito. Vai ao ar no canal 4.1 toda quarta-feira, às 21h30, com reexibição aos sábados, às 13h15 e pode ser assistido também no canal do YouTube da Rede E.
É uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), a Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa (Fertel), e o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS).
Reportagem: Magna Melo e Theoangelo Miguel