Em 2022 a temática do festival foi o “Centenário da Semana de Arte Moderna”, conhecida como “Semana de 22”, movimento que ocorreu entre os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922, primava pela valorização da Arte e da Cultura brasileira.
Entre os dias 26 e 29 de maio aconteceu em Corumbá, Ladário, e cidades bolivianas Puerto Suarez e Puerto Quijarro, o 16° Festival América do Sul, considerado um marco na cultura de Mato Grosso do Sul.
Concurso “Soy Loco por ti América”
Uma das atrações do FASP é o Concurso “Soy Loco por ti América”, este ano organizado pela Coordenadoria Regional de Corumbá – CRE3. Valorizando a interação de crianças e jovens com seu meio, o concurso seguiu a temática do festival: “Centenário da Semana de Arte Moderna”. A ideia do Concurso “Soy Loco por Ti América” foi mostrar, por meio de desenho, crônicas e vídeos, a importância da Semana de Arte Moderna para a história e cultura de Mato Grosso do Sul.
Os dois artistas homenageados do FASP foram inspiração para a produção dos trabalhos do concurso: Lídia Baís, nascida em Campo Grande, MS, pintora, desenhista e compositora; e Lobivar Matos, escritor, nascido em Corumbá, MS.
O concurso contou com a participação de estudantes das escolas públicas e privadas da região do Pantanal MS; Corumbá, Ladário e das escolas bolivianas dessa região de fronteira.
Cada escola participante promoveu, em sala de aula, a realização dos trabalhos de desenho, vídeo e escrita do gênero crônica por seus alunos, e selecionou apenas um (01) trabalho por categoria. Podendo inscrever e enviar um total de até 3 (três) produções, sendo: 1 (um) Desenho, 1(uma) Crônica e 1(um) Vídeo, respeitando o estabelecido no edital FASP 2022, divulgado nas mídias.
Premiados
Cinco alunos das escolas estaduais de Corumbá e Ladário foram premiados, são eles: Anna Clara Dias Lopes (E.E. 2 de Setembro 1° lugar Categoria: Desenho); Clarissa Rebeca Soares Ortiz de Oliveira (E.E. Nathércia Pompeo dos Santos 3°lugar Categoria: Crônica); Eloise Inês Cáceres Duarte (E.E. Dom Bosco 1°lugar Categoria:Vídeo); Joyci Galan da Costa (E.E. Nathércia Pompeo dos Santos 2°lugar Categoria: Vídeo); William Mendonza Cruz (E.E. Dr. Gabriel Vandoni de Barros 3°lugar Categoria: Vídeo).
Em relação a realização do concurso, a Técnica da CRE3 Evelyn Campos, que participou da organização comentou “estamos muito felizes em retomar o Concurso, ainda mais com uma temática tão potente: Lídia Baís e Lobivar Matos. A qualidade dos trabalhos inscritos nos surpreendeu pela releitura que os estudantes conseguiram realizar das obras dos artistas homenageados. Mais importante do que o prêmio é a oportunidade de levar a vida e obra destes artistas para a escola. Parabéns as escolas, professores e estudantes que se dedicaram na elaboração dos trabalhos” concluiu.
Adersino Junior, SED