plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

29 de março de 2024 - 06:41

Covid-19: Governador volta a cobrar liberação de “mais vacinas em menor tempo”

O governador Reinaldo Azambuja voltou a pedir agilidade na liberação de vacinas contra a Covid-19. Em agenda na governadoria,  nesta terça-feira (2), ele cobrou ação do Ministério da Saúde, disse que a transmissão da doença está “violenta” e que só a ampla vacinação da população vai pôr fim à pandemia de coronavírus no Brasil.

“Se tivermos até junho as 230 milhões de doses no País, conforme o ministro prometeu, teremos 115 milhões de pessoas imunizadas. Isso diminuiria muito o volume de óbitos e de pessoas infectadas. Esse é o grande trabalho agora”, explicou o gestor.

Reinaldo Azambuja reforçou que o Governo do Estado possui dinheiro em caixa para comprar doses do imunizante. “Temos R$ 100 milhões, mas o problema é que nenhum estado consegue comprar porque não tem vacina no mercado”, falou.

Nesta terça-feira, autoridades de 18 estados e do Distrito Federal, representando o Fórum de Governadores, do qual Reinaldo Azambuja faz parte, visitaram empresas farmacêuticas responsáveis pela fabricação da vacina Sputnik V para negociar a compra de doses do imunizante russo – que ainda precisa da autorização da Anvisa para ser utilizado no Brasil.

“Essa talvez possa ser uma solução. Nós definimos que vamos estar juntos, os 27 estados, para, se tiver uma compra, ela ser feita em conjunto (…) Temos que manter uma unidade de pensamento para termos mais vacinas em menor tempo”, disse Reinaldo Azambuja sobre a mobilização dos governadores.

Para ele, a lógica do PNI (Plano Nacional de Imunizações) deve seguir em prática, já que o programa do Ministério da Saúde atende de forma igualitária, em todos os estados, os grupos prioritários, formados por pessoas consideradas mais vulneráveis, como profissionais de saúde e idosos, por exemplo.

“Enquanto isso, nessa nova onda, recomendamos o distanciamento, uso de máscaras, regras de higiene e toque de recolher. Tudo para evitar colapso da saúde. A sociedade tem que contribuir. Nosso objetivo é salvar vidas e diminuir o número de infecções”, reforçou o governador.

FAKE NEWS

Em entrevista coletiva à imprensa nesta terça-feira (2), o governador Reinaldo Azambuja fez um alerta para fake news relacionadas ao combate à Covid-19 espalhadas em redes sociais por pessoas “que não têm compromisso nenhum com a verdade”.

Desde ontem (1°) circula na internet vídeo em que um homem, sem se identificar, acusa o Governo do Estado de deixar leitos de UTI abandonados no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande. Ele ainda diz que Mato Grosso do Sul está em lockdown, o que é mentira.

Para esclarecer o caso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) emitiu uma nota explicando que as camas hospitalares depositadas no centro de convenções pertenciam aos hospitais de campanha desativados na Capital e em Ponta Porã.

A secretaria ainda teve que explicar a diferença entre camas hospitalares e leitos de UTI, que “precisam de profissionais especializados que fazem a gestão e manuseio correto de pacientes”.

Ao alertar sobre a fake news, Reinaldo Azambuja afirmou que o Governo do Estado tem responsabilidade no enfrentamento à pandemia e disse que a SES está desempenhando um bom trabalho para preservar vidas.

“Eu não quero polemizar. Meu lado é preservar a ciência. Por isso Mato Grosso do Sul está se saindo bem no controle da pandemia em relação aos outros estados”, pontuou. “Que as pessoas possam ter consciência, evitar aglomerações e manter o uso de máscaras”, completou

Bruno Chaves, Subcom
Foto: Chico Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *