Corumbá celebra padroeira Nossa Senhora da Candelária neste sábado

Corumbá celebra neste sábado, 02 de fevereiro, Nossa Senhora da Candelária, padroeira da cidade. Foram 10 dias de programação, com inúmeras atividades, entre elas celebrações de missas e a tradicional carreata com motos e carros realizada pelas ruas do município em homenagem à santa. Nesta sexta-feira, 01 de fevereiro, será realizada às 18h15 récita do terço e confissões, seguida de uma missa às 19 horas, na Capela Caacupê.

Já no sábado (02), ápice da festa, às atividades terão início logo cedo, às 06h, com a Alvorada Festiva; depois às 07h, a primeira missa será celebrada em homenagem aos colaboradores, seguido do café da manhã comunitário. Às 09h30, também será celebrada missa pela cidade, com a participação de autoridades civis e militares. Meio-dia, outra celebração de missa, seguida de missa às 15h, pelos enfermos. A quermesse terá início às 10h, com variedades de bebidas e comidas típicas da região pantaneira, ofertadas por cerca de 20 barracas.

Encerrando a programação em comemoração a Nossa Senhora da Candelária, às 18h30, acontece a procissão luminosa, com saída da Capela São Benedito e chegada na Paróquia de Nossa Senhora de Caacupê, seguida de missa que será celebrada pelo bispo diocesano Dom Segismundo Martinez Álvarez, juntamente com a coroação da imagem da padroeira.

Essa será a despedida de dom Martinez, que após 14 anos comandando a diocese de Corumbá, por já ter completado 75 anos, teve o pedido de renúncia acolhido pelo papa Francisco em dezembro do ano passado. Em seu lugar, vai assumir o hoje monsenhor João Aparecido Bergamasco, que está vindo da paróquia Nossa Senhora de Fátima em Fátima do Sul (MS), diocese de Dourados. A ordenação dele como bispo será no dia 03 de março, em Umuarama/PR. O novo bispo também irá participar das atividades da padroeira.

Todas as celebrações em comemoração à padroeira de Corumbá, acontecem na Paróquia de Nossa Senhora de Caacupê, localizada na rua Antônio Maria Coelho, área central da cidade, que desde julho do ano passado, é a Pró-Catedral de Corumbá, em caráter provisório, devido as obras de revitalização da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária.

Doações: ainda dá tempo

A organização da quermesse está realizando campanha para arrecadar água e refrigerantes para serem vendidos no dia da festa. Doações de roupas, acessórios, bolsas e cintos para a barraca da pechincha, também são arrecadadas. As doações podem ser entregues na Capela Caacupê e na Confecções Universal, localizada na rua Sete de Setembro esquina com a 13 de Junho.

 

Por Leonardo Cabral via Diário Corumbaense

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *