Corumbá celebra padroeira Nossa Senhora da Candelária neste sábado

Compartilhe:

Corumbá celebra neste sábado, 02 de fevereiro, Nossa Senhora da Candelária, padroeira da cidade. Foram 10 dias de programação, com inúmeras atividades, entre elas celebrações de missas e a tradicional carreata com motos e carros realizada pelas ruas do município em homenagem à santa. Nesta sexta-feira, 01 de fevereiro, será realizada às 18h15 récita do terço e confissões, seguida de uma missa às 19 horas, na Capela Caacupê.

Já no sábado (02), ápice da festa, às atividades terão início logo cedo, às 06h, com a Alvorada Festiva; depois às 07h, a primeira missa será celebrada em homenagem aos colaboradores, seguido do café da manhã comunitário. Às 09h30, também será celebrada missa pela cidade, com a participação de autoridades civis e militares. Meio-dia, outra celebração de missa, seguida de missa às 15h, pelos enfermos. A quermesse terá início às 10h, com variedades de bebidas e comidas típicas da região pantaneira, ofertadas por cerca de 20 barracas.

Encerrando a programação em comemoração a Nossa Senhora da Candelária, às 18h30, acontece a procissão luminosa, com saída da Capela São Benedito e chegada na Paróquia de Nossa Senhora de Caacupê, seguida de missa que será celebrada pelo bispo diocesano Dom Segismundo Martinez Álvarez, juntamente com a coroação da imagem da padroeira.

Essa será a despedida de dom Martinez, que após 14 anos comandando a diocese de Corumbá, por já ter completado 75 anos, teve o pedido de renúncia acolhido pelo papa Francisco em dezembro do ano passado. Em seu lugar, vai assumir o hoje monsenhor João Aparecido Bergamasco, que está vindo da paróquia Nossa Senhora de Fátima em Fátima do Sul (MS), diocese de Dourados. A ordenação dele como bispo será no dia 03 de março, em Umuarama/PR. O novo bispo também irá participar das atividades da padroeira.

Todas as celebrações em comemoração à padroeira de Corumbá, acontecem na Paróquia de Nossa Senhora de Caacupê, localizada na rua Antônio Maria Coelho, área central da cidade, que desde julho do ano passado, é a Pró-Catedral de Corumbá, em caráter provisório, devido as obras de revitalização da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária.

Doações: ainda dá tempo

A organização da quermesse está realizando campanha para arrecadar água e refrigerantes para serem vendidos no dia da festa. Doações de roupas, acessórios, bolsas e cintos para a barraca da pechincha, também são arrecadadas. As doações podem ser entregues na Capela Caacupê e na Confecções Universal, localizada na rua Sete de Setembro esquina com a 13 de Junho.

 

Por Leonardo Cabral via Diário Corumbaense


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *