plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 19:24

Corpo de Bombeiros Militar de MS realiza Curso de Mergulho em Caverna

O Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), iniciou nesta segunda-feira (2), o Curso de Mergulho em Caverna/CAVE 2021. Esse é um evento pioneiro no Brasil.

Com duração de duas semanas, seis bombeiros militares (sendo quatro do MS e dois do Espírito Santo) arriscarão suas vidas nesse treinamento, que é considerado um dos mais perigosos do mundo.

O instrutor do curso, major Ronaldo Cezar Possato Venâncio, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, comenta o nível de dificuldade dessa capacitação militar.

“O Mergulho em Cavernas é uma das atividades mais perigosas do mundo, já tendo feito milhares de vítimas, entre elas inúmeros instrutores de mergulho. É a atividade de mergulho mais técnica e que requer mais treinamento e especialização do mergulhador, que está exposto a perigos como: desorientação nos labirintos alagados, falta de gás, desabamentos, intoxicações, falta de visibilidade, falta de luz natural, correntes submersas, entre outros”.

O Major também ressalta como será o curso. “Os alunos ficarão 2 semanas, quase sem descanso, sem dias de folga, farão muita força carregando uma enorme quantidade de equipamentos para as belas, mas ermas cavernas da região. Passarão frio nas descompressões e descansarão carregando os cilindros de gás, mas terão a instrução mais técnica e segura que poderemos proporcionar. Eu e meus amigos instrutores que aqui estão, sabemos da enorme responsabilidade em nós depositadas, pelas autoridades do MS e pelas famílias dos alunos, os quais devolveremos talvez mais magros, mas todos vivos e extremamente capacitados”, disse o instrutor.

Para o comandante-geral do CBMMS, Coronel Hugo Djan Leite, o curso é importante porque no Estado existem áreas propícias para o mergulho em caverna.

“O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul deve estar apto a atuar em uma emergência envolvendo praticantes dessa modalidade de mergulho. Pensando nessa possibilidade de demanda é que estamos realizando essa atividade”, disse o coronel Djan.

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros

Fotos: Major Ronaldo Cezar Possato Venâncio/PM-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *