plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

19 de abril de 2024 - 01:51

Coronavírus: voluntário que recebeu vacina experimental revela reação adversa

De 45 voluntários de ensaio clínico nos EUA, quatro tiveram algum tipo de reação, mas sem risco à vida

Um participante do teste da vacina contra o novo coronavírus revela ter sofrido reação adversa após tomar as primeiras doses. O imunizante em questão é o da Moderna Therapeutics, uma empresa dos Estados Unidos, que anunciou recentemente resultado positivo em sua pesquisa com pacientes.

Segundo o voluntário Ian Haydon, de 29 anos, ao tomar a vacina pela primeira vez, ele teve dor e dificuldades de levantar o braço, mas contou ter melhorado dias depois. Porém, após tomar a segunda dose, a dor no braço voltou e ele teve febre de 39,4°C .

Ao site “Stat News”, ele contou que procurou atendimento médico em Seattle, em Washington, e, depois de ser liberado pelos médicos, chegou a desmaiar em casa.

Ian Haydon é um dos quatro participantes do ensaio clínico que tiveram uma reação adversa sistêmica à vacina. Apesar disso, ele disse que não se arrepende de ter se voluntariado e que é importante que as pessoas sejam vacinadas contra a covid-19 quando a medicação estiver disponível.

voluntário vacina coronavírus

Crédito: Reprodução/FacebookVoluntário conta detalhes sobre a reação adversa que teve em teste com vacina contra coronavírus

“Entendo que compartilhar a história será assustador para algumas pessoas”, disse ele ao site. “Espero que não provoque nenhum tipo de antagonismo geral em relação às vacinas em geral ou mesmo a esta vacina.”

Haydon entende que falar sobre isso é importante para fazer com que as pessoas entendam o quão delicado é o trabalho dos pesquisadores e por que é tão demorado fazer com que uma vacina segura chegue ao mercado. Ele ressalta que o objetivo do estudo em que ele participou, conhecido como ensaio clínico de Fase 1, é encontrar a dose certa da vacina. Isso significa encontrar uma dose que faça com que o corpo produza anticorpos, mas não resulte em muitos efeitos colaterais.

Reações adversas da vacina

No estudo Moderna, participaram ao todo 45 voluntários. Desses, quatro experimentaram o que é conhecido como eventos adversos de “Grau 3” – efeitos colaterais graves ou significativos, mas não imediatamente com risco de vida.

Nem a empresa nem o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, que está conduzindo o teste, detalharam previamente a natureza desses incidentes, mas Moderna revelou que três, provavelmente incluindo Haydon, receberam a dose mais alta da vacina testada. Um quarto participante recebeu uma dose mais baixa e teve uma vermelhidão no local da aplicação da injeção.

Vacina promissora

Reações adversas fazem parte do desenvolvimento de uma vacina e é por isso que são necessários tantos testes com um número maior de voluntários antes de sua liberação ao mercado.

Essa da empresa Moderna, em um estágio inicial, já foi capaz de produzir anticorpos neutralizadores do vírus semelhantes aqueles encontrados em pacientes curados. Então, apesar das reações adversas nos primeiros testes, a vacina segue ainda promissora.

FONTE: Catraca Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *