plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de março de 2024 - 15:05

Coordenadores e secretários escolares participam de Seminário Estadual – Tecendo a Educação do Amanhã

Coordenadores pedagógicos e secretários escolares das 348 unidades escolares da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS) estão reunidos, de segunda (07.02) a quinta feira (10.02), em Campo Grande, para III Seminário Estadual intitulado “Tecendo a Educação do Amanhã”, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SED), através da Coordenadoria de Formação Continuada (CFOR).

De 07 a 09 de fevereiro a formação foi voltada para os coordenadores escolares, que participaram, simultaneamente, nas Escolas Estaduais Emigdyo Campos Vidal (Vila Villas Boas) e Lúcia Martins Coelho (Jardim dos Estados), com formações temáticas sobre: “O papel do coordenador pedagógico” e sobre “ O Novo Ensino Médio e Recomposição da Aprendizagem”.

Superintendente de Políticas Educacionais Hélio Daher explanando aos coordenadores e secretários escolares

Nos dias 09 e 10 de fevereiro a formação será direcionada para os secretários escolares das 348 unidades da Rede Estadual de Ensino, com palestras e formações, na quarta feira as palestras ocorrem no teatro da UEMS e na quinta feira a formação ocorre simultaneamente, nas Escolas Estaduais Emigdyo Campos Vidal (Vila Villas Boas) e Lúcia Martins Coelho (Jardim dos Estados).

O Seminário Estadual iniciou no dia nos dias 24 a 27 janeiro, quando os gestores escolares das 358 unidades da REE e coordenadores regionais de educação, das 12 CREs. O evento visa formação da comunidade escolar da REE para o ano letivo de 2022.

Palestras

Durante as palestras, no teatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), nesta quarta-feira (09.02), o superintendente de Políticas Educacionais, Hélio Daher apresentou aos coordenadores e secretários escolares o organograma do órgão central apresentando setores e responsáveis da equipe SED.

Daher explanou a importância do coordenador escolar e secretários escolares, “já realizamos a formação das regionais, diretores e agora, coordenadores e  secretários, para abertura deste diálogo, para tratar de diversos assuntos, com enfoque no Novo Ensino Médio e recomposição da aprendizagem, principalmente por estarmos passando por uma pandemia e pelos prejuízos causados na aprendizagem em todo mundo, foram 25 bilhões de pessoas impactadas, 1.5 bilhões de crianças deixaram de ir para escola, estamos tomando providências e nos organizando para o retorno, de forma organizada, ordenada e segura”.

Palestrante Carlos Eduardo Sanches, falou sobre “Gestão Escolar e os Direitos dos Estudantes”

Gestão Escolar e os Direitos dos Estudantes

Os coordenadores e secretários, nos períodos matutino e vespertino respectivamente, tiveram oportunidade de assistir palestra com mestre em educação pela PUC-PR e doutorando, Carlos Eduardo Sanches, sobre “Gestão Escolar e os Direitos dos Estudantes”. Carlos foi secretário de educação de Castro/PR (2005-2011), presidente da Undime Nacional (2009-2011) e presidente do Conselho Nacional do Fundeb (2010-2011).

Atualmente é conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Paraná, onde tem assento na Câmara de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Realizou trabalhos sobre gestão pública e da educação, para Tribunais de Contas, MEC-PNUD, entre outros municípios, alguns estados, institutos e fundações.

Foi palestrante das etapas nacionais das CONAEs de 2010 e 2014 no eixo da valorização no eixo da valorização do magistério. Elaborou a matriz de conteúdos e atuou na construção da Plataforma Conviva Educação. Coautor dos livros Insucesso Escolar (TCE/MS), Orientações do Dirigente Municipal de Educação (Undime Nacional) nas edições 2013 e 2017 e Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e condições de trabalho, Editora Apris.

Professor Luciano Roberto falou sobre “As avaliações e o direito de aprender dos Estudantes”

“Talvez vocês não saibam a dimensão do trabalho de Mato Grosso do Sul no setor educacional brasileiro, a REE/MS é referência, inspiração para outros estados brasileiros, com conjunto de ações implementadas ao longo dos anos vocês estão fazendo a diferença, compreendendo a nova lógica da educação brasileira que determina a necessidade de que gestão tem que garantir direitos dos estudantes com resultado na aprendizagem e processo organizado de gestão escolar”, menciona Sanches.

Avaliações e o direito de aprender

Secretários escolares e coordenadores também assistiram palestra com professor universitário Luciano Roberto Rocha, intitulada: As avaliações e o direito de aprender dos Estudantes. Roberto é Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, especialista em desenvolvimento de sistemas web pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Professor de Ensino Superior nos cursos de Pedagogia e Sistemas de Informação, sócio-diretor da Editora Palavras Arteiras. Palestrante, congressista em seminários nacionais e internacionais, Desenvolvedor do Sistema Avaliar + de Avaliação da Aprendizagem utilizado em mais de 70 municípios do Brasil.

” Estar presencialmente discutindo nosso contexto atual, compartilhando como conseguimos chegar até aqui é de extrema importância. “, relata coordenadora Emeline Lopes, da EE Edwards Corrêa e Souza, do município de Três Lagoas

Formação

Entre os 348 coordenadores escolares que participaram do Seminário Estadual, esteve participando a coordenadora Emeline Cristina Nunes do Nascimento Lopes, da EE Edwards Corrêa e Souza, do município de Três Lagoas, ela é formada em Ciências Biológicas e está atuando há 21 anos no magistério.

Coordenadora da EE Marechal Rondon, Cristiane Beatriz, de Mundo Novo

“Depois de dois anos de Pandemia, a equipe pedagógica necessitava de um encontro desses. Tantas mudanças aconteceram e tivemos que compartilhar aprendizados através de aplicativos via Internet. Estar presencialmente discutindo nosso contexto atual, compartilhando como conseguimos chegar até aqui é de extrema importância. Trocamos experiências, angústias e renovamos nossa esperança em retomar o ano letivo de 2022 com sucesso. Esperançosos em saber que muito tem se pensado na reposição da aprendizagem, depois desse período pandêmico!”, enfatiza Emeline.

A coordenadora da Escola Estadual Marechal Rondon, de Mundo Novo, Cristiane Beatriz Dalmer, também está participando da formação em Campo Grande, ela que está há 20 anos no magistério é pedagoga de formação e doutoranda em Ensino de Ciências e Ensino de Matemática.

Há apenas um ano como efetiva, assistente educacional, Camila Gawlinski destaca importância do Seminário

“O seminário permitiu o contato com pessoas interessantes, fortalecendo os relacionamentos já existentes e a criação de novos. Além disso foi possível compartilhar os conhecimentos e os trabalhos desenvolvidos pelos coordenadores pedagógicos. Foi apresentado e discutido o Projeto Recomposição da Aprendizagem para auxiliar a formação de novos estudantes”, finaliza Cristiane.

A assistente de atividades educacionais Camila Gawlinski Preussler está no quadro efetivo de servidores públicos da SED, há apenas 1 ano, na Escola Estadual Polo Francisco Candido de Rezende, no distrito de Anhandui, em Campo Grande.

Asssitente educacional há 24 anos, Marlene presta serviço na EE Professora Brasilina Ferraz Mantero, em Campo Grande

“A importância do seminário neste momento é grande, pelo fato de ser um novo caminho a ser percorrido pela escola e pelos alunos da nossa unidade. É algo novo, onde todos estão na expectativa do novo ensino médio. E para mim, como funcionária e nova no cargo, é importante para minha formação profissional e para poder ajudar a comunidade atendida,”, relata Camila.

Marlene Fernandes Ferreira está há 24 anos como servidora efetiva no quadro da SED como Assistente de Atividades Educacionais, ela presta atividade na Escola Estadual Professora Brasilina Ferraz Mantero, localizada no Jardim Leblon, em Campo Grande.

“Para mim é importante ter esses encontros, pois como estamos nesses períodos de isolamento. Mesmo assim eu, como Secretária de Escola, vejo que esse encontro, com o regressou dos alunos em março, a aprendizagem dos alunos vai ser aproveitado. Esse ano que passou teve desistência dos alunos, mesmo tendo a buscas de atividades na escola e, também, através dos meios de comunicação. A evasão foi enorme dos alunos. Tenho fé que tudo isso vai melhorar, formação como está é importante “, finaliza Marlene.

Fotos: Renata Novaes e Juarez Júnior

Adersino Junior, Sed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *