O índice de consumo das famílias brasileiras em supermercados aumentou 4,84% em julho deste ano, na comparação com junho, segundo levantamento divulgado pela Abras – Associação Brasileira de Supermercados. Em Mato Grosso do Sul, os números acompanham a evolução nacional.
De janeiro a julho de 2021, a alta acumulada no consumo das famílias em supermercados é de 3,24%. O resultado contempla todos os formatos de loja do setor – atacarejo, supermercado convencional, loja de vizinhança, hipermercado, minimercado e e-commerce. O presidente da Associação sul-mato-grossense de Supermercados (Amas), Edmilson Verati, faz uma análise do aumento de consumo de 4,84% observado em julho.
Confirmando a avaliação feita pelo presidente da Amas, nem todos os números são positivos para o setor. Entre julho de 2020 e julho de 2021, houve queda de 1,15%. Este foi o segundo recuo no consumo registrado neste ano. Em junho, o Índice Nacional de Consumo das Famílias nos Lares Brasileiros já havia detectado baixa de 0,68%, na
comparação com o mesmo mês do ano passado.
Saiba mais na reportagem de Zilda Vieira
- Segundo levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em julho, foram inauguradas 21 novas lojas, 42 foram reinauguradas e 13 passaram por algum tipo de transformação.